Secretaria de Obras empenhada em acabar com os buracos nas ruas de Parobé

Reparo feito terça-feira (12) na rua Artur Heneman, no bairro Integração. Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – Diferentes ruas, em distintos bairros, têm recebido atenção da Secretaria de Obras quando o assunto é acabar com os buracos. O cronograma estabelecido para os reparos é semanal e prioriza os pontos mais precários, conforme o secretário responsável pela pasta, Luiz Hennemann. Via de regra, o serviço é realizado no período da manhã e em ruas pavimentadas com pedra irregular.

“Esse é um trabalho que não para nunca, porque esse tipo de calçamento vai soltando e não adianta só repôr a pedra porque ela solta de novo. A gente coloca asfalto frio porque ele já trava as pedras”, explica Hennemann, que garante a aprovação da comunidade sobre o serviço, tendo em vista que “termina com a bateção de roda.”

Na última semana, a operação tapa buracos foi realizada no Centro da cidade, na rua Edmundo Mosmann. Já na terça-feira (12), foi a fez do bairro Integração ser contemplado, nas ruas Alfredo Haack, José Feiten e Artur Heneman. “A gente faz um trabalho para que a pista fique boa. Fazemos tudo ao nosso alcance para o pessoal não ficar batendo roda”, frisa o secretário.

Continuidade ao que teve início em 2020
O prefeito Diego Picucha destaca que o município dá continuidade ao que foi iniciado em 2020. “A manutenção viária é realizada atendendo a critérios de emergência e está abrangendo vários bairros da cidade. Sabemos que temos muitas vias necessitando dessa manutenção e a Secretaria de Obras tem trabalhado com afinco nesse serviço para amenizar os transtornos nas vias e evitar acidentes”, diz.

Levantamentos apontam locais a serem reparados
A escala dos locais que vão receber a ação é montada através de relatos da comunidade e de observações feitas pela secretaria. “A gente faz levantamento um dia antes para saber onde precisa. Assim, também, não ficamos só em um bairro”, pontua Hennemann. Falando sobre o nível de necessidade de alguns reparos, o secretário exemplifica com a ação feita na rua Artur Heneman, na terça. Com a abertura do novo posto 24 horas, a via passou a ter mais movimento e entrou para a lista de prioridades.

A mesma equipe que realiza obras com asfalto quente é a que opera na eliminação dos buracos. Além do asfalto fabricado em betoneira, são utilizados um caminhão e um rolo compactador para as ruas com pedra irregular. Quando o serviço é feito no asfalto, é necessário o espargidor. “Os reparos não costumam estragar. Dificilmente dá problema. O que pode é acontecer o mesmo em outro lugar da mesma rua”, observa o secretário.