Secretaria de Educação de Taquara dá início a instalação de EMEI no bairro Eldorado/Tito

Espaços da residência serão readequados para a instalação da EMEI Foto: Lilian Moraes

Taquara – A Secretaria de Educação de Taquara iniciou recentemente os procedimentos para a instalação de uma escola de educação infantil no bairro Eldorado/Tito. Preocupada com o bem-estar dos pequenos que necessitam de um educandário naquela comunidade, a Prefeitura está viabilizando um projeto de readequação, para identificar quantos alunos poderão ser atendidos no local. “A nossa ideia é receber de 30 a 40 crianças naquele espaço, mas como é uma residência a gente precisa fazer estes ajustes nos cômodos”, conta o secretário de Educação Antônio Edmar Teixeira de Holanda.

O responsável pela pasta também avalia a importância de promover a instalação de uma escola na comunidade. “Para irem para outra escola, como a EMEI Tia Bete, as crianças e os responsáveis precisam atravessar a faixa e isso é muito perigoso e é uma responsabilidade muito grande da Secretaria da Educação e da Prefeitura, então se procurou um terreno e adequar um espaço para instalar essa escola”, destaca.

A Secretaria ainda revela que na próxima semana a Prefeitura irá abrir uma licitação para os procedimentos seguintes da obra e posterior funcionamento da escola, que ficará na rua Reinoldo Jaeger.

Importante conquista

Carmelinda Fontoura, presidente da Associação dos Moradores do bairro e conhecedora da realidade da comunidade, fala sobre a importância da instalação da EMEI. “Será fundamental para o bairro, porque a maioria das mães precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos, então nada melhor do que deixar eles em uma escola de educação infantil”, explica. Entretanto, a presidente destaca que há uma preocupação quanto ao número de crianças que precisam de atendimento, pois no início do ano foi realizado um levantamento pela associação e foi identificado que são aproximadamente 70 crianças que necessitam de vaga na educação infantil.

EMEI na área rural

O secretário Antônio Edmar Teixeira de Holanda também contou ao Grupo Repercussão que uma EMEI na localidade de Pega Fogo Baixo está recebendo os ajustes finais e logo deve receber alunos da localidade. “Está quase pronto, só falta colocar o alarme e ser concluída a parte elétrica, mas todo o material já está comprado”, afirma.