Secretaria de Desenvolvimento Social de Taquara realiza atendimentos na cidade de Roca Sales

Cras taquarense ajudando a quem mais precisa. Foto: Divulgação.

Taquara – Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Taquara estiveram na cidade de Roca Sales no último sábado (23), participando de um mutirão de atendimentos de assistência social com os moradores daquele Município. No início de setembro, a cidade do Vale do Taquari foi destruída por um ciclone, causando mortes e muitos prejuízos para muitas famílias.

“Foi também um pedido do governo do Estado, para que representantes do Cadastro Único estivessem nesse mutirão, para identificar o total de pessoas atingidas pelo desastre. Isso vai permitir que os governos Estadual e Federal possam avaliar a destinação de benefícios sociais às pessoas atingidas”, explica a prefeita Sirlei Silveira.

Acolhimento com a população

O secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, lembrou que a iniciativa foi importante, pois assim como Taquara já precisou de auxílio de outros municípios em ocasiões anteriores, o mutirão em Roca Sales foi a vez de a equipe do Cras taquarense prestar sua contribuição a quem mais precisa. “Estamos confiando que a comunidade de Roca Sales possa se reerguer mais forte e pujante. A resiliência será a marca deste povo sempre tão acolhedor e hospitaleiro”, frisa.

Entre os serviços realizados, o diretor de Proteção Social Básica, Gabriel Felimberti, lembra que, no mutirão, a equipe de Taquara realizou escuta qualificada, atendendo a demandas como falta de documentação, trauma psicológico, acompanhamento em assistência social, entre outros.

Gabriel ressalta que ações como esta são essenciais para a recuperação da cidade, e na oferta de auxílios necessários para a comunidade. “O sofrimento das famílias atingidas é grande, e é essencial providenciar meios de acesso a benefícios para auxiliá-las. Foi por esse motivo que fomos até Roca Sales, reconhecendo a presença dos trabalhos dos voluntários.”