Secretaria de Desenvolvimento Rural de Parobé qualifica serviço e agrada agricultores

Agricultores contando com o apoio de maquinário para bater milho Foto: Lilian Moraes

A agricultura é um setor fundamental para o desenvolvimento dos municípios. É através deste segmento que muitas pessoas sobrevivem e sustentam suas famílias por meio do cultivo de alimentos e produção de matéria-prima utilizada pelos setores de serviços, indústrias e comércios.
Dentro deste contexto e entendendo a importância de preservar a categoria para que os trabalhos continuem no município, a Prefeitura de Parobé qualificou o atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural no uso do maquinário que atende os agricultores na execução de serviços como bater milho, preparar a terra, transporte de adubo, de esterco e demais necessidades.
Marcos Jatzkowski, diretor do departamento, conta o que mudou no serviço e como surgiu a ideia. “Antes o motorista deslocava demais com a máquina. Perdíamos tempo, principalmente se os trabalhos eram em propriedades distantes uma da outra”, contextualiza. “Como eu sou agricultor, vivi a realidade. Entendia que precisávamos agilizar esse processo. Desde que entrei na secretaria nós dividimos os agricultores por regiões e quem desloca é o motorista, caso seja necessário. A máquina só sai da região em que está quando conclui os trabalhos. Assim, o tempo de trabalho é melhor aproveitado e evitamos até algum eventual dano no maquinário, já que ele não roda tanto quanto antes”, finaliza Jatzkowski.

Executivo fala sobre o trabalho
Sobre o auxílio, o prefeito Diego Picucha reconhece a relevância do setor no desenvolvimento da cidade e destaca que Parobé está atenta aos impactos da pandemia também na agricultura. ”Sabemos da importância que os agricultores têm na história da construção de nossa cidade, uma importância que se mantém até os dias de hoje. Por isso, a Administração Municipal está sempre empenhada em ajudar em ações e políticas que garantam o sustento destas centenas de famílias que trabalham no campo e colocam alimentos na mesa da nossa população”, pontua. “Sabemos do impacto que a pandemia teve sobre toda a cadeia produtiva, em especial dos nossos agricultores, e queremos expandir e incentivar cada vez mais o crescimento e valorização dos nossos pequenos produtores”, finaliza o chefe do Executivo.

Quem vive

Leonir Francisco Menegusso é agricultor e faz uso do serviço com frequência. Na segunda-feira (21), utilizou o batedor de milho para guardar o grão colhido. “Para nós é muito importante, tomara que continue assim, está 100% melhor e ajuda muito todos aqui na nossa comunidade”, conta. “Para mim, a Prefeitura e a EMATER estão fazendo um ótimo trabalho. Eu quero e espero que continue para sempre, porque acaba sendo muito vantajoso para nós, se for comparar com o preço de um serviço particular”, relata.

Diretor com a palavra

Agricultores que desejarem fazer uso do serviço devem agendar um horário na Secretaria de Desenvolvimento Rural, informando qual máquina pretende utilizar .
A secretaria fica localizada na rua Vera Cruz, nº 120, no Centro de Parobé, próximo ao Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa. O telefone para contato é (51) 3543.8665.

Boa relação com os produtores

Atualmente, conforme o diretor do departamento, o município tem registrado em torno de 700 blocos de produtores rurais. Entretanto, são aproximadamente 300 agricultores que fazem uso dos serviços prestados pela Prefeitura. O que é exaltado por Jatzkowski quando relembra a boa relação com os agricultores. “Nós não deixamos de ter uma conversa franca com o nosso produtor. Se não tem uma máquina disponível a gente não promete serviço. Eu conheço a realidade, sei que o trabalhador não gosta de mentiras e assim nós conseguimos manter uma boa relação com todo mundo”, conta.