Satélite Starlink, da SpaceX, foi avistado no céu da região na noite deste domingo

Foto: Reprodução/Internet

Região – Luzes incomuns passaram pelo céu da região no início da noite deste domingo (18). Mas não é necessário se assustar, pois não se trata de OVNIs: por volta das 19h, foi possível avistar um dos satélites Starlink a olho nu.

Criado pela empresa norte-americana SpaceX, do empresário Elon Musk, o projeto Starlink pretende formar uma rede global de internet de alta velocidade via satélite, levando a conexão para todos os cantos do planeta, inclusive áreas remotas e rurais. O projeto inicial do sistema prevê o lançamento de pelo menos 12 mil satélites, entretanto, é possível que a empresa atinja mais de 40 mil equipamentos na órbita da Terra.

Através do site Find Starlink, é possível saber como, quando e onde ver os satélites. Basta informar a região na página e conferir as informações, marcar na agenda e olhar para o céu no local indicado. A página, entretanto, está em inglês. Segundo o site, o satélite terá uma boa visibilidade na região próxima a Porto Alegre nesta segunda-feira (19), em torno das 19h e será visível por 4 minutos. A indicação é olhar do noroeste em direção ao sudeste. A previsão é que estará visível a uma inclinação de 10° do horizonte, podendo atingir até 70°.