Sabores da Escola destina marmitas a mais de 1340 famílias em Taquara

Marmitas do Sabores da Escola destinadas aos alunos que estão em aulas remotas ou híbridas. Foto: Divulgação

Taquara – A alimentação escolar é obrigação acessória à oferta do ensino competindo ao Município destiná-la aos alunos matriculados em sua rede durante o período letivo (presencial, remoto e/ou híbrido) mesmo que ocorra a suspensão das aulas. Esse alimentos são adquiridos através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Seguindo esta premissa, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) lançou, na semana passada, o projeto “Sabores da Escola”, pelo qual, 1347 famílias estão recebendo marmitas durante três dias na semana.

São comidinhas quentinhas, caseiras, com bastante vitaminas e nutrientes como arroz, feijão, verduras, legumes, carnes e frutas que são destinadas aos alunos que estão em período letivo remoto e/ou híbrido. A Smece realizou em abril uma pesquisa com os pais e responsáveis para verificar quem gostaria de participar do projeto e receber as marmitas do projeto “Sabores da Escola”.

Nesta primeira etapa, o projeto está alcançando as escolas da zona urbana, enquanto as escolas da zona rural recebem os kits de alimentos da merenda escolar, como já ocorria habitualmente. As famílias que ainda não preencheram o formulário e desejam retirar as marmitas devem entrar em contato com a escola.

“Sabemos a importância da alimentação escolar na vida de muitas famílias, principalmente no desenvolvimento de muitas crianças, por isso a iniciativa é de extrema relevância, ainda mais em épocas tão difíceis como a que passamos. O Sabores da Escola é um projeto que nos enche de orgulho, pois estamos dando a oportunidade da comidinha da escola chegar aos alunos que estão na semana de atividades remotas possibilitando a eles buscarem esse “sabor da escola” em porções. Estamos alimentando de forma saudável nossos alunos e mantendo o vínculo com as famílias”, destaca a secretária da Smece, Carla Silveira.

Em visita a algumas escolas, a prefeita Sirlei Silveira declarou a alegria em participar desta iniciativa. “O projeto oferece a famílias de estudantes refeições produzidas por merendeiras, com direito a frutas de sobremesa. A iniciativa mata a fome e também a saudade, pois é uma forma de manter o vínculo dos alunos com a escola, com algo preparado pelas tias da cozinha. Fiquei muito feliz pela qualidade do que se está oferecendo às famílias. Comida temperada com amor”, revela Sirlei.

Lions Club de Taquara se soma ao projeto Sabores da Escola
O Lions Club Taquara com o projeto “Quentinhas que Aquecem o Coração” se somou ao projeto “Sabores da Escola”. O clube se organizou para preparar os alimentos aos sábados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, no bairro Eldorado. “Surgiu a ideia de nos unirmos à proposta da Secretaria de Educação. Ajudaremos aos sábados com quatro equipes, que se revezarão aos finais de semana. Vamos cozinhar para alunos e suas famílias. Iniciaremos com 70 marmitas, mas a ideia é chegar a 130”, comentou a integrante do Lions, Laura Ostrowski. Juntamente com ela, estiveram presentes no gabinete para anunciar a parceria os leoninos Alexandre Lencioni, Almensor Santos (presidente do clube) e Renato Silva (vice-presidente). Para a prefeita Sirlei Silveira, a união gera resultados positivos para todos a comunidade. “O bem é uma corrente que atinge a todos. Fico emocionada em ver o quanto nossa comunidade tem sido parceira em ajudar a termos uma cidade melhor”, destacou.