Ruas de Rolante recebem asfalto na primeira quinzena de fevereiro

Fotos: Prefeitura de Rolante

Por Weslei Fillmann

A Prefeitura de Rolante, em parceria com a Câmara de Vereadores, segue com investimentos na área de infraestrutura e melhoramento do espaço urbano. Agora, duas ruas devem receber pavimentação asfáltica no bairro Rio Branco, o que deve ficar pronto na primeira quinzena de fevereiro. As ruas Vereador Benjamim Konrath e Vereador Alcides Pandolfo servem como principais vias de tráfego das pessoas que frequentam uma igreja e uma indústria calçadista na região. Atualmente, as duas vias contam com paralelepípedo irregular, o que traz um certo desconforto para quem passa de bicicleta pelos locais.

De acordo com o prefeito Pedro Rippel, vai ser feita a pavimentação e a instalação de uma nova sinalização. Há o projeto de instalação de lombadas, para reduzir a velocidade dos carros e diminuir os acidentes nas vias. As obras devem começar nesta primeira semana de fevereiro. O investimento total nas duas obras é de R$ 617.604,89, com recursos provenientes do município. A empresa responsável pelas obras é a Dobil Engenharia, que foi contratada através de licitação da Prefeitura. Além das duas vias, outras ruas devem receber obras durante 2022, podendo receber calçamento e capeamento asfáltico.

 

Com recursos do Pavimenta RS, importante rua de Rolante vai ser asfaltada nos próximos meses, garante prefeito Rippel

“Nenhum recurso do Pavimenta RS foi utilizado na pavimentação das duas ruas do bairro Rio Branco, pois os valores são todos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. O dinheiro recebido pelo programa estadual vai ser utilizado na pavimentação da Avenida Borges de Medeiros, a “Estrada Velha”, nas proximidades do bairro Centro. A via é de chão batido, o que vai ser mudado para a população. Essa é uma demanda de vários anos na região”.

 

Cronograma de pavimentação

Algumas ruas no interior do município devem receber calçamento de pedra irregular, para colocação futura de capeamento asfáltico. De acordo com o prefeito Rippel, esse procedimento se torna mais viável para o município, pois o valor é inferior ao asfaltamento completo.

Paralelo ao asfalto, há o sistema de drenagem, com bueiros e galerias, que é instalado junto com as obras de pavimentação. Isso garante o escoamento adequado da água das chuvas. Como o asfalto não é um material absorvente, há o risco de temporais mais intensos provocarem alagamentos e gerarem prejuízos aos cofres municipais.