Rolante recupera máquinas das obras recebidas em estado precário

Servidores intensificam trabalhos de reparos nas máquians Foto: Melissa Costa/JR

O maquinário disponível na Secretaria de Obras de qualquer município é fundamental para que uma Administração realize um trabalho de qualidade no atendimento das demandas oriundas da comunidade. E o estado de conservação, com boas condições de uso e manutenção em dia, é fundamental para a execução destes trabalhos. Porém, essa não foi a situação que o prefeito de Rolante, Pedro Rippel, recebeu ao assumir a gestão em janeiro deste ano. O estado precário dos equipamentos surpreendeu a prefeitura.

Em conversa com a reportagem do Grupo Repercussão, o prefeito Pedro Rippel salientou que os principais problemas encontrados nos equipamentos foram a falta de manutenção nas peças e o estado precário dos pneus. “Percebemos uma necessidade grande de reparos nas máquinas e também tivemos que fazer uma compra enorme de pneus”, explica Rippel.

Conforme a Secretaria de Obras, do total de equipamentos disponíveis para uso nos atendimentos das solicitações da população, apenas 25% estavam em condições de serem operados. Até agora, com a intensificação nos trabalhos de recuperação, 75% do maquinário já voltou para a linha de frente e a projeção da Administração é que, nos próximos dias, todas as máquinas voltem a atender a comunidade.

Necessidade de recuperação do maquinário interrompeu outras possibilidades de investimentos

Além de surpreender a nova Administração de forma negativa, o estado das máquinas exigiu que a prefeitura realizasse investimentos urgentes na recuperação, deixando de utilizar os recursos em outras áreas. “Foram mais de R$ 100 mil reais que a gente precisou desprender na manutenção destas máquinas, sem contar a compra de pneus. Foram recursos que a gente precisou investir neste início de mandato, mesmo estando com um orçamento bem apertado”, contextualiza Rippel. “A gente não imaginava encontrar as máquinas neste estado e tivemos que gastar estes recursos para colocar as máquinas para rodarem”, complementa o prefeito.

Manutenção em dia a partir de 2021

Para que a surpresa de janeiro deste ano não se repita, e evitar que os maquinários não voltem a ficar parados pela falta de manutenção, a orientação de Rippel foi clara para os servidores da prefeitura. “A minha determinação, tanto para a Secretaria de Obras como para a Secretaria de Agricultura, é fazer pequenos reparos de forma periódica nesses equipamentos para que tenhamos as máquinas sempre em dia, evitando de realizar todos os consertos de uma só vez, como tivemos que fazer no início deste ano”, assinala Rippel.

Pela imensa área rural que o município possui, a importância do parque de máquinas da prefeitura é relevante para o atendimento também dos agricultores e piscicultores, que acabam demandando os equipamentos disponibilizados pela prefeitura. “Assim como nas Obras, a Agricultura também enfrentou muitas dificuldades para trabalhar e essa recuperação das máquinas é importante para atender as demandas dessa área. Estamos fazendo isso aos poucos. Os tratores e roçadeiras também estavam com problemas pontuais e é importante que estejam em dia para atender nossos agricultores e também os nossos piscicultores”, finaliza Rippel.