Rolante realiza 6º Festival de Coros

Foto: Edna Cardoso

Por Edna Cardoso/Prefeitura de Rolante

A 6ª edição do Festival de Coros de Rolante, realizada no último sábado, 15, contou com a presença de 300 pessoas, entre integrantes dos Coros convidados e a comunidade.

O evento, realizado no palco da Sociedade Carlos Gomes teve a participação do Coro Municipal de Rolante; Vocal Vizinhares, de Viamão; Coro Municipal de São Francisco de Paula; Coral Ítalo-Brasileiro do RS, de Porto Alegre, e Coro Tramontina, de Farroupilha, que deram um verdadeiro espetáculo, enchendo de alegria os ouvidos e o coração de cada pessoa que prestigiou o Festival.

“A cultura permaneceu ativa durante a pandemia, inclusive com a realização do Festival de Coros de forma online. Depois destes dois anos de festival virtual, podermos nos reunir e encontrar as pessoas, vê-las e ouvi-las aqui na nossa cidade é motivo de muita alegria. Rolante está sempre de portas abertas para eventos como este e para seus participantes”, comenta o prefeito Pedro Rippel.

O Canto Coral é a prática cultural mais antiga da comunidade de Rolante e, por isso, a cidade se orgulha em realizar essa edição do evento, mantendo esta tradição. Valorizar as manifestações culturais promove a autoestima, desenvolve a cidadania e nos torna seres mais humanos.

Nesses dois últimos anos enfrentamos grandes desafios e, mais do que nunca, ficou nítida a importância da arte em nossas vidas. A arte nos aproxima e conecta, mesmo que à distância. E este festival é a prova disso”, comenta a diretora de Cultura de Rolante, Joyce Reis.

Os cinco coros que se apresentaram mantiveram suas atividades mesmo durante a pandemia e o Festival foi uma oportunidade de a comunidade conhecer e se encantar com o trabalho maravilhoso destas vozes, seus regentes, preparadores vocais e músicos acompanhadores.

O Festival de Coros de Rolante é uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura e do Coro Municipal, com direção artística do Maestro Giovani Costa.

O evento contou com a participação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Alzira Rippel, e das soberanas da Kuchenfest, Rainha Joana Yasmin Finger Diedrich e da 2ª Princesa Débora Schierholt.