Rolante pede cooperação da comunidade durante visitas de combate ao mosquito da dengue

Por Henrique Ternus Lamb

Rolante – A prefeitura de Rolante divulgou, no início da tarde desta sexta-feira (5), um pedido de cooperação da comunidade durante as visitas de combate ao mosquito da dengue. Segundo a nota, os agentes de saúde precisam de 5 minutos no pátio das residências para fazer a vistoria, em busca de possíveis reservatórios de água parada. A agente de combate a Endemias, Cátia Ruppenthal, também ressaltou a importância de as pessoas abrirem as portas para os profissionais. “Às vezes, a gente entra num comodismo que acha que pequenos descuidos não vão fazer diferença. Que aquela tampinha com água não vai criar um mosquito, que aquele brinquedinho do nosso filho não vai empossar água. Qualquer mínimo de água que tiver, o mosquito vai colocar a larva e, se essa água subir, o ovo vai eclodir em cinco minutos. Em sete dias, vai virar um mosquito adulto que pode transmitir a dengue”, alertou a agente.

O primeiro foco de dengue em Rolante foi encontrado no bairro Contestado, em abril. Desde então, o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti já se espalhou por outros bairros da zona central do município. De acordo com determinações do estado, os agentes devem visitar cerca de 7,7 mil imóveis a cada dois meses. “Os agentes vistoriam o pátio e aconselham o que cada morador deve fazer para combater o AEDES. A gente está ali só fazendo o nosso trabalho de orientação, reforçando à comunidade a necessidade de cuidado permanente que cada família deve ter, por isso pedimos que nos receba com carinho”, enfatizou Cátia.

O que é dengue?

Dengue é uma doença viral, cujo vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti. O inseto, que também é responsável pela disseminação de doenças como zika, Chikungunya e febre amarela, se dissemina principalmente em focos de água parada, nos quais ficam alojados seus ovos. Os períodos mais chuvosos do ano são os com maiores índices de transmissão. Todas as faixas etárias estão suscetíveis a serem contaminadas com o vírus da dengue, porém as pessoas mais velhas têm risco elevado de desenvolver casos graves da doença e outras complicações que podem levar à morte. Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, elevam o risco de gravidade e óbito a partir da dengue.

Quais os sintomas da dengue?

• Febre alta, acima de 38.5ºC (normalmente, é a primeira manifestação da doença)
• Dores musculares intensas
• Dor ao movimentar os olhos
• Mal estar
• Falta de apetite
• Dor de cabeça
• Perda de peso, náuseas e vômitos
• Manchas vermelhas no corpo

Caso sejam identificados os sintomas, o paciente deve procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento de forma integral e gratuita.