Rolante investe R$ 800 mil e inova com compra de lousas digitais às escolas

Secretária Simone conhecendo um pouco mais da nova lousa nas escolas (Fotos: Melissa Costa)

Rolante – “A vida é feita de reco-meços”. Com essa frase, a secretária de Educação, Simone Tadiotto, define um pouquinho do novo momento que a pasta está vivendo em Rolante. Até o final de abril, os alunos do ensino fundamental terão lousas digitais nas salas de aula. Os equipamentos começam a ser instalados na próxima semana em cinco instituições de ensino e, após uma capacitação com os professores, a lousa digital passará a ser um item indispensável para o ensino rolantense. “Somos o primeiro município do Vale do Paranhana a ter as lousas digitais e, para mim, é motivo de muito orgulho. Quero ser uma secretária para investir no novo, na inovação, buscando a transformação do conhecimento através dos recursos da tecnologia”, disse a secretária, que considera a inovação um marco para a educação.

Com investimento de R$ 800 mil, resultado de economia feita no ano passado, a Prefeitura adquiriu quase 30 lousas digitais, que serão instaladas em cinco escolas: Hugo Zimmer (Rio Branco), Santo Antônio (Imocasa), Santa Terezinha (Alto Rolantinho), Independência (Alto Rolante) e Oldenburgo (Grassmann). “Os equipamentos serão direcionados para os alunos de 5º ao 9º ano. No entanto, no outro turno de aula, poderão ser usados pelas turmas de 1º a 4º ano”, explica Simone, que já faz planos para o futuro. “Até final do ano, queremos comprar lousas para todas as escolas, inclusive do interior”, antecipa ela.

CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES

A secretária de Educação organiza uma capacitação para os professores na noite do dia 19 de abril, na escola Hugo Zimmer. Simone também agradece ao prefeito Pedro Rippel por acreditar na proposta da inovação. “É um grande parceiro. Agradeço como secretária pela confiança, por acreditar no meu trabalho. Quando coloco as propostas do que quero e vejo, ele é apoiador e incentivador. Após a pandemia, vimos mais ainda que precisamos da tecnologia. Precisamos nos preparar para o futuro”.

Administração enaltece evolução

Pedro Rippel, prefeito de Rolante. “Resolvemos comprar as lousas no final do ano, com economia que fizemos. Decidimos investir nas lousas porque, na verdade, temos que acompanhar a evolução da forma mais correta e mais moderna de poder ensinar os alunos. As lousas serão um sistema bem moderno, atualizado. Rolante está sendo um dos primeiros municípios da região a investir nisso, pois sabemos que é importante e o investimento compensa pela resultamos que teremos”.

Simone Tadiotto, secretária de Educação de Rolante. “A lousa digital vem como mais um recurso digital, somando, inovando, trazendo a tecno-logia. A gente não pode descartar o caderno, a escrita nele, no quadro, o livro, a leitura, mas a gente precisa do novo, da tecnologia, para pesquisa e para motivar os alunos. “Como sempre digo, não quero ser uma secretária de reformas. A gente sabe que tem necessidade de reformas nas escolas, mas também precisamos de recursos pedagógicos e inovadores”.