Rolante investe na formação de equipe multidisciplinar

Alunos são atendidos pelos profissionais semanalmente nas escolas (Fotos: Melissa Costa)

Rolante – A retomada das aulas 100% presenciais, que haviam sido interrompidas por mais de um ano em razão da pandemia da Covid-19, exigiu uma atenção especial ao comportamento de cada aluno. Em Rolante, para conseguir lidar com diversas dificuldades de aprendizagem no dia a dia dos estudantes, a Prefeitura criou, em agosto do ano passado, a equipe multidisciplinar. Ela é formada por psicólogas, psicopedagogas e professoras de atendimento educacional especializado.
O suporte desta equipe ocorre semanalmente nas escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. A secretária de Educação, Simone Tadiotto, ressalta a importância deste trabalho direcionado. “É uma atenção especial para as crianças que têm dificuldade, como déficit de atenção, hiperatividade e outros diagnósticos que dificultam o aprendizado. É muito importante o trabalho dessa equipe. Logo no pós-pandemia, surgiu a ideia de ter uma equipe multidisciplinar, com vários profissionais para fazer este trabalho na escola, dando apoio às famílias e aos estudantes com muitos problemas, que foram ocasionados ou intensificados na pandemia”, disse ela. A chefe da pasta também conta que existe um trabalho de rede com a Saúde e Assistência Social. “Na nossa equipe multidisciplinar, temos uma pessoa que faz esse elo, pois a gente acaba precisando de outros profissionais, que são da Saúde, como neuropediatra. Essa pessoa entra em contato, marca consulta e, se necessário, acompanha os pais e alunos”. O grupo, ainda, se dedica em visitas domiciliares. “Quando percebemos que existe essa necessidade, também vamos na casa, até mesmo para conhecer a realidade desse aluno e da sua família”, complementa a secretária.

“Resultado maravilhoso”, diz secretária 

Uma vez por semana, nas sextas-feiras pela manhã, a equipe se reúne com a Educação para avaliar os trabalhos. “Nesta reunião é trazida toda demanda da semana e encaminhamentos feitos. O resultado destes primeiros meses está sendo maravilhoso. Os professores precisavam desse suporte e, devido a alta demanda e bons resultados, aumentamos a equipe no início deste ano”, disse Simone, reforçando que os profissionais da equipe são dedicados e possuem um olhar atento à educação. “São profissionais diferenciados, que gostam do que fazem. Este trabalho exige também muitos encaminhamentos, laudos, relatórios, e tudo tem que ser feito com todo o cuidado, para que no final do ano tudo esteja certinho e documentado”.

O prefeito Pedro Rippel (Progressistas) reforça que “o município está preocupado em apoiar estes alunos, assim como os pais e os profissionais da educação. Vimos a necessidade deste suporte e, então, criamos a equipe”.

QUASE 140 ENCAMINHAMENTOS PARA ESPECIALISTAS

No ano passado, conforme a secretária Simone, foram encaminhados 138 alunos para especialistas. A equipe multidisciplinar, de maio a dezembro de 2021, realizou 5.000 atendimentos, 70 visitas domiciliares e 818 pareceres finais.

Simone cita, ainda, a importância do envolvimento das famílias neste trabalho diferenciado nas escolas. “Para fazer um diagnóstico do aluno é necessário muito cuidado, há todo um empenho de profissionais até que se tenha um resultado. Temos a parceria dos pais, que levam para a consulta, participam das reuniões. Sabemos que em algumas situações é delicado, precisamos ter todo cuidado para conversar com os pais. Estou muito feliz que as famílias também estão se envolvendo”, disse ela, pontuando uma situação que recebeu elogios em Porto Alegre. “Tivemos uma aluna que precisou ser encaminhada ao Hospital das Clínicas e a profissional que faz o elo entre a Educação e a Saúde foi com a família na consulta. Como ela conhecia todo o histórico, ajudou também a agilizar o atendimento na capital. Lá, fomos elogiados, pois disseram que nunca viram um profissional da Secretaria de Educação participando de consulta. Temos uma demanda grande de alunos que precisam de uma atenção especial e não estamos medindo esforços para qualificar cada vez mais o atendimento da Educação, seja com nossos profissionais em sala de aula, assim como com os estudantes e suas famílias”, ressalta a secretária Simone.