Rolante investe meio milhão em uniforme padronizados para os estudantes

Fotos: Melissa Costa

Rolante – O início do ano letivo em Rolante está sendo marcado por uma ação especial da Prefeitura. Considerado um sonho do prefeito Pedro Rippel, ele foi realizado com empenho, gestão administrativa e, especialmente, com um olhar humano sobre o dia a dia dos estudantes. Todos os alunos do ensino fundamental receberam dois kits completos com uniforme escolar padronizado – duas calças, duas bermudas, duas camisetas e duas jaquetas. A partir de agora, todas as escolas vestem seus alunos com o mesmo uniforme, que traz as cores do município – azul, vermelho e branco.

O investimento para a aquisição das peças foi superior a R$500 mil e feito através do Salário Educação. O prefeito Rippel destaca a alegria em poder proporcionar o uniforme para a rede municipal de ensino. “Há oito anos, já tinha vontade de fazer isso, como prefeito, mas naquela época não foi possível. Era um sonho particular meu poder comprar o uniforme e repassar aos alunos. Acho muito legal o uniforme igual, as vezes acontece de alguma criança se sentir constrangida por não ter uma roupa melhor; isso padroniza, deixa todos iguais. Além disso, ajuda os pais tendo despesa menor, por não ter que comprar tanta roupa; agora, para ir à escola está resolvido”, disse o chefe do Executivo, lembrando do período financeiro difícil que todos as famílias enfrentaram em razão da pandemia da Covid-19. “Vem numa boa hora. Conseguimos recursos e considero muito importante esse investimento. Tivemos uma adesão muito boa dos pais e dos professores, que acharam a ideia muito boa”, completa.

“Maneira de incluir todo mundo, ficando todos iguais”

O diretor da escola municipal Oldenburgo, Marcelo Rodrigo Confortin, aprovou a iniciativa do Poder Público. “De um jeito ou de outro, a questão da moda acaba incluindo ou excluindo, então, tendo uniforme, se torna uma maneira de incluir todo mundo, ficando todos iguais. Ninguém se sente excluído em razão de uma marca mais cara ou mais barata. Conversamos também com os pais e passamos a exigir o uniforme todos os dias, de segunda a sexta. É bom também, no sentido de segurança, economia para as famílias”, destaca Marcelo. “O retorno dos pais também foi muito positivo. Agora, eles não precisam se preocupar com o que os filhos precisam usar para vir à escola; isso gera um custo menor às famílias também, é uma economia importante no dia a dia”, pontua o diretor.

Administração orgulhosa

PREFEITO PEDRO RIPPEL “Há oito anos, já tinha vontade de fazer isso, como prefeito, mas naquela época não foi possível. Era um sonho particular meu poder comprar o uniforme e repassar aos alunos. Acho muito legal o uniforme igual. As vezes, acontece de alguma criança se sentir constrangida por não ter uma roupa melhor, em razão de poder aquisitivo diferente e isso padroniza, deixa todos iguais”.

SECRETÁRIA SIMONE TADIOTTO “Me sinto feliz, hoje passo na rua, indo de carro trabalhar, e vejo eles se aproximando da escola tudo uniformizados; sinto satisfação de ver eles todos padronizados. Os pais também estavam muito orgulhosos no dia que buscaram os uniformes. Isso tudo é motivo de muito orgulho e satisfação de trabalho para nós, da Administração Municipal. Houve muita dedicação”.

 

Calçado em 2023

Além do uniforme entregue neste ano para os estudantes, o prefeito Rippel antecipa mais uma novidade para o próximo ano letivo: “Me comprometi que ano que vem irei comprar calçado para os alunos, todos com tênis igual – feminino e masculino”.

4 mil kits 

A secretária de Educação conta que, no total, foram entregues 4 mil kits aos alunos. “São cerca de dois mil alunos beneficiados”, disse Simone, contando que alguns pais querem adquirir mais peças. “Vamos negociar para que alguma empresa da cidade ofereça”.

Todos iguais 

RIppel sente orgulhoso da ação. “A gente podendo fazer esse trabalho é gratificante, não há dinheiro que pague a alegria de deixar todos iguais, padronizados, independente de cor, religião ou condições financeiras. Na escola todos são iguais, todos são tratados da mesma forma”.