Rolante inicia processo para substituir iluminação pública para sistema de LED

Rolante – Está prestes a sair do papel o projeto de substituição da iluminação pública de mercúrio por LED. Inicialmente, a prefeitura investirá R$ 300 mil de recursos do próprio caixa e começa por trechos com maior circulação de pessoas e veículos.

Conforme informações da prefeitura, a primeira etapa contempla a substituição das luminárias existentes na ciclovia, na Avenida Emílio Schimidt (parte da Borges de Medeiros e Getúlio Vargas). Ou seja, do início da ciclovia passando pela rótula da Cuqueira até em frente à Igreja Católica, seguindo pela prefeitura até o início da Avenida Pedro Von Muller (Mercado Avenida) e também na parte central da localidade do Alto Rolantinho.

Nesta fase, a equipe que atua no projeto avaliará se a iluminação proposta está dentro do esperado e se terá uma boa aceitação da comunidade. Sendo a experiência positiva, gradativamente, acontece a troca das luminárias de outras ruas e avenidas da cidade e localidades do interior.

Também será feita a instalação de luminárias em dois locais onde hoje não há nenhuma iluminação, ficando pontos escuros que aumentam o risco de assalto, principalmente a pedestres e ciclistas: na rua Alfredo Wust e outro ponto em duas sucessões de curvas na Av. Aguedina Dapper, em direção ao Alto Rolantinho.

“Pela economia e segurança”

O prefeito Pedro Rippel (Progressistas) tem buscando informações e atuado no projeto de substituição da iluminação há bastante tempo. Ele destaca os principais motivos para colocar a troca com uma das prioridades para a gestão de Rolante. “Pela segurança, luminosidade melhor e também pela economia. É importante que a gente consiga fazer economias para investir em outras demandas. Nosso objetivo é esse”.

PROJETO AMBICIOSO

Iniciando com investimento de R$ 300 mil, o prefeito Rippel afirma que o projeto é mais ambicioso. “Esse é um trabalho que desde o início do mandato estava vendo e agora vamos conseguir, talvez até final do ano, fazer boa parte das avenidas principais. Através de financiamento, queremos fazer o restante”, disse ele, completando: “é um projeto importante considerando que são vários fatores. Além de melhorar a luminosidade à noite, temos a economia, que é de sumo importância”.