Rolante ganha prêmio internacional como destino turístico sustentável

Alunos realizando o projeto Ambientalistas Mirins. Ação está suspensa desde março devido à pandemia Foto: Divulgação/PMR

Rolante – Rolante está entre os 100 melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo em 2020. O reconhecimento aconteceu na terça-feira (6), em uma premiação internacional organizada pela fundação holandesa Green Destinations. A cerimônia ocorreu durante a Conferência Internacional Global Green Destinations Days (GGDD 2020), que aconteceu de forma online, direto de Berlim, na Alemanha.

 

O município concorreu junto com outros nove destinos brasileiros, apresentando um relatório de sustentabilidade e dois relatos de boas práticas: o projeto de incentivo ao Cicloturismo e o projeto Ambientalistas Mirins.

 

“Muita gente se envolveu. Esse resultado é a consolidação de muito esforço que o pessoal fez para desenvolver o turismo como atividade econômica sustentável”, diz a coordenadora de turismo Diuly Mähler. Para participar, foi preciso atender a 15 critérios exigidos pela plataforma da GGDD, com informações sobre gestão do turismo, segurança, saúde dos visitantes e outros itens, “descrevendo e comprovando o que foi feito”, explica a coordenadora.

A Green Destinations é uma fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, liderando uma parceria global de representantes, organizações especializadas e instituições acadêmicas.

Entenda os projetos sustentáveis

O projeto Ambientalistas Mirins acontece na EMEF Santo Antônio e consiste na visita de estudantes das séries finais do ensino fundamental aos moradores do bairro de mesmo nome da escola. “Fizemos capacitações com cerca de 20 alunos. Adotamos uma Sacola Verde, que é adquirida através da Secretaria de Meio Ambiente, e uma vez por mês, com uma professora responsável, eles visitam as casas para entregar a sacola”, explica a coordenadora do projeto, professora Núbia Schenkel. Nela, os moradores podem colocar apenas resíduos recicláveis, para que haja destinação correta. “Se a gente conseguir conscientizar a importância da separação de plásticos, vidros e papéis penso que vamos mudar a realidade que vemos hoje”, observa Núbia.

Outra ação de boa prática apresentada envolve o cicloturismo, com projetos voltados a desenvolver e incentivar a atividade.

A ideia de participar do concurso foi incentivada pelo programa Rede DEL Turismo, que integra Rolante e outros oito municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Participar do concurso abriu caminho para novas ideias, que serão transformadas em projetos

Um deles é a contratação de uma consultoria para estudo de áreas que devem ser preservadas. “Desenvolver o turismo acaba atraindo a atenção de imobiliárias e o crescimento de construções pode acontecer de forma desenfreada”, diz Diuly.