Rolante e Parobé incentivam produção da agricultura familiar

Máquinas trabalhando em uma das propriedades de Parobé (Foto: PMP)

Parobé/Rolante – O incentivo para a permanência de famílias na agricultura tem sido destaque nas administrações de Parobé e Rolante. As duas prefeituras investem na aquisição de maquinários para auxiliar na produção e colheitas, assim como também busca incluir os alimentos na merenda escolar nas instituições da educação infantil e ensino fundamental.

Em Parobé, o diretor do Departamento de Cultura, Marcos Santos, conta que cerca de 450 famílias vivem exclusivamente da agricultura no município. E a diversidade passa da plantação de hortaliças até criação de gado de corte. “Temos plantio de milho, feijão, alguns de aipim. O gado de corte também temos bastante”, completou. Para incentivar as famílias, a Prefeitura presta auxílio com máquinas na preparação da terra para plantio, assim como na colheita. “As famílias entram em contato com nós e marcam o horário para o uso de trator e demais maquinários”. O município também incentiva a venda de alimentos produzidos em Parobé para a alimentação escolar. “A licitação é feita através da associação, que conta com cerca de 25 famílias associadas, e tudo é direcionado às escolas”. Além disso, acontece a Feira do Produtor Rural em duas vezes por semana.

Em Rolante, patrulha agrícola é destaque

O secretário de Agricultura de Rolante, Jair Silva, conta que o município tem aproximadamente 1.200 agricultores. “As nossas principais demandas de serviços são para o uso de trator agrícola; atendemos com cinco tratores, grade aradora, subsolador e disco”, pontuou o chefe da pasta. Para auxílio no plantio, há duas plantadeiras. “Na colheita de milho e silagem, temos quatro colhedoras e um colhedora estacionária, além de uma colhedora de milho seco em pé e dois batedores de milho, feijão e trigo”, contou o secretário, enfatizando a compra de maquinários e equipamentos. “Já fizemos investimentos em implementos novos e faremos novas aquisições em breve, inclusive, de tratores e retroescavadeiras”.

Jair explica que o município possui uma patrulha agrícola que atende todos os agricultores. “Seja com tratores, retroescavadeira, entrega de saibro, entre outras políticas públicas realizadas pela Secretaria de Agricultura”. A patrulha prepara a terra para o plantio de diversas culturas. “No caso do milho e feijão, plantamos e colhemos, principalmente o milho para silo e grão”.

AJUDA FUNDAMENTAL

Na merenda escolar de Rolante, são fornecidos carne de peixe, hortaliças, frutas e sucos. Em torno de 30 a 40% dos alimentos são oriundos da agricultura familiar. “Todo o trabalho que a patrulha agrícola faz com os agricultores é fundamental para ajudar que eles se mantenham na atividade rural. É quase impossível o agricultor fazer aquisição de equipamentos para realizar o trabalho na propriedade, alguns têm investido mesmo enfrentando dificuldades.Precisamos ajudar eles”, completou Jair.