Rolante cria novos micro roteiros de cicloturismo

Grupo Roda Presa realizando o roteiro de Rolante (Foto: Dinilson Lima)

Rolante – O município de Rolante, rico em belezas naturais, é pioneiro, junto com São Francisco de Paula e Riozinho, na criação do 1º Roteiro de Cicloturismo do Estado, o Cascatas e Montanhas, que em 2021 comemora 7 anos de atividades. Criado pela Associação Amigos do Circuito Cascatas e Montanhas (Amicam) em 2014, com apoio das três prefeituras, o roteiro passa pela área central das três cidades e já recebeu cicloturistas do Chile, Argentina, Uruguai e da Alemanha e nos finais de semana é muito comum ver grupos de cicloturistas pedalando pelo circuito, registrando fotos no interior ou nos pontos turísticos.
Para comemorar esta data e ampliar ainda mais o fluxo dos cicloturistas, Rolante está desenvolvendo dois micro roteiros, cujo trajeto inclui regiões do interior do município que não estão contempladas no circuito atual e são de uma beleza natural exuberante e que, com certeza, vão proporcionar experiências únicas aos ciclo viajantes.
Os micro roteiros incluem localidades como Morro Grande, Linha Feliz, Areia, Glória e Canto dos Mergener. Os dois roteiros têm saída da Rua Coberta. O Micro roteiro 1 tem 40 quilômetros e o 2 – 26 quilômetros. A Amicam, com apoio do Turismo de Rolante, está firmando parcerias com Riozinho e São Francisco de Paula para criar micro roteiros nestas cidades, incentivando os turistas que visitam o Cascatas e Montanhas a ficarem pelo menos um dia a mais na cidade.

PRIMEIRO DO ESTADO

“Somos o primeiro circuito de cicloturismo do Estado, formalmente constituído. Nos orgulhamos de inspirar e ajudar a expandir esta atividade às demais regiões com responsabilidade. Hoje contamos com mais de 45 associados, e outros tantos voluntários, atuando na manutenção do circuito, na revisão e instalação de placas de sinalização, no aumento da segurança ao ciclista e no acolhimento e orientação aos visitantes”, salienta o presidente da Amicam, Alcione Gossler.

“Temos um grande potencial”

No que diz respeito ao desenvolvimento turístico na região, o circuito já criou diversas pontes para os novos investidores na área, fomentando novas pousadas, restaurantes, agências de turismo e vários empreendedores na área das agroindústrias. O trabalho de criação, manutenção e evolução de um circuito necessita de uma ação conjunta entre Poder Público e iniciativa privada. Desde 2014, sendo um projeto piloto para o Estado, Rolante busca a consolidação cada vez maior do circuito e homologação junto à Secretaria de Turismo do Estado. A associação também discute temas como mobilidade urbana, inclusão social e trabalhos voluntários de educação no trânsito.. A Prefeitura, que é parceira, vê no cicloturismo um grande nicho a ser desenvolvido e incentivado. “Rolante tem um grande potencial turístico e o cicloturismo alia esporte, saúde e lazer. As pessoas precisam sair da correria do dia a dia e aqui, na nossa cidade, encontram roteiros encantadores. Saem daqui revigoradas e encantadas com as belezas naturais do nosso município”, salienta o prefeito Pedro Rippel.