Rolante, Corsan e Agesan-RS firmam contrato para término das obras de esgotamento sanitário

Rolante – A Prefeitura de Rolante e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com a intermediação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) assinaram, nesta sexta-feira, 11, termo aditivo para a conclusão das obras de esgotamento sanitário da cidade.

O município tem, atualmente, dois contratos com o governo federal para execução da Estação de Tratamento de Esgoto e de redes de esgotamento sanitário. Com a assinatura do documento, caberá à Corsan o repasse dos recursos para a conclusão dos trabalhos e a finalização do esgotamento sanitário em Rolante.

“Esta é a obra mais importante que, hoje, temos para fazer e concretizar”, avaliou o prefeito de Rolante, Pedro Rippel. Ele recordou que a obra, que está inacabada, teve início há muitos anos e encontra-se obsoleta. “Agora, teremos a possibilidade de concluir esta iniciativa e entregar a estação à comunidade. Se não fosse esse aporte da Corsan, jamais o município teria condições de colocar os recursos que faltam, que são mais de R$ 10 milhões, no esgotamento sanitário”, revelou Rippel.

O prefeito afirmou também que a assinatura do termo evitará problemas administrativos da gestão municipal com a Advocacia-Geral da União (AGU), que exigiria a devolução dos recursos já repassados devido à inconclusão da obra. “E a prefeitura ainda teria que buscar a verba para restituir a AGU, gerando grande conflito para a administração pública. Esta obra está paralisada desde 2017, mas é um problema que estamos tentando resolver desde janeiro de 2021 e agora finalmente vamos conseguir solucioná-lo”, resumiu.

O Diretor Geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, ponderou que a finalização da obra beneficiará não somente a população de Rolante, mas os demais municípios que se abastecem de água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, favorecendo todas as gerações.

Participaram da assinatura do contrato, o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Corsan, Douglas Ronan Casagrande da Silva, Superintendente de Relações Institucionais da Corsan, Samanta Takimi, Assessor Jurídico da Agesan-RS, Vanir de Mattos, Diretora Administrativa e Financeira da Agesan-RS Franciele Grings dos Santos, Diretor do Departamento de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Rolante, Cleber Zaro, e o engenheiro da Prefeitura de Rolante, Guilherme Müller.