Rolante conta com novos atendimentos na área odontológica, na UBS Imocasa

Fotos: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

Os moradores de Rolante contam, desde o início de 2021, com um novo aparelho na UBS Imocasa, no bairro do mesmo nome, para identificar problemas bucais e melhorar a sua saúde dental. O raio-x odontológico, realizado por um equipamento periapical, que permite a observação detalhada do dente causador de problemas, está disponível para todos que precisarem.

 

De acordo com o secretário de Saúde de Rolante, Ricardo Gonçalves, o aparelho foi obtido através de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Uma série de equipamentos semelhantes estava sem uso no depósito do órgão estadual. Para obter uma unidade para Rolante, os técnicos da secretaria realizaram a adaptação de uma sala da UBS para fazer a instalação e realizar os procedimentos dentários.

Na unidade do bairro Imocasa, quem gerencia o equipamento é Fabiane Ferraz Beilfus, cirurgiã-dentista e especialista em ortodontia, auxiliada pela técnica em saúde bucal, Micaela Lehnen.

As profissionais contam que o serviço foi iniciado pois identificaram uma necessidade da população. Fabiane e Micaela comentaram que as pessoas, ao sentirem um desconforto no dente, acabavam saindo do setor odontológico, faziam o raio-x e realizavam a extração, pois era a operação vai viável financeiramente. E esse procedimento é contrário ao objetivo da odontologia, que busca promover a saúde bucal. Esse aparelho foi obtido com o esforço do setor, melhorando a saúde das crianças e também dos adultos.

Como são realizados os procedimentos para melhorar a saúde dos rolantenses

Dependendo do caso atendido pelas profissionais da UBS Imocasa, já é possível fazer a extração do terceiro molar, evitando um deslocamento até Igrejinha, que é referência nesse tipo de atendimento na região. Alguns pacientes acabavam não se deslocando para o município vizinho devido à distância, o que resultava no agravamento da situação dentária.

No atendimento com o equipamento, é possível identificar uma cárie oculta no dente e até um problema de sensibilidade que não foi visto na avaliação clínica. O raio-x utilizado é o periapical, que aumenta as chances de identificar um problema localizado.

Saúde bucal e mudança de cultura com os dentes

Além de cuidar da saúde dentária dos rolantenses, o serviço deseja retirar o medo e os receios que as pessoas têm quando vão a um dentista. Para isso, os trabalhos começam com as crianças, falou a doutora Fabiane Ferraz. “As crianças são mais fáceis de levar a uma boa orientação da saúde bucal. Incentivando as crianças a cuidarem da sua saúde, os pais conseguem entender a importância de cuidar dos dentes. […] É um passo de formiguinha que vem dando resultado”.

Ricardo comenta também sobre algumas histórias que ele ouviu dos moradores, que ainda possuem um “conhecimento antigo” sobre o dentista. “Antigamente, tinha-se uma cultura que, quando havia algum problema dentário, era só remover o dente e usar uma dentadura que resolvia. Devido a isso, nós (Administração) ficamos preocupados e decidimos agir para resolver essa situação”, disse o secretário.

Novidades nos atendimentos locais

O secretário de Saúde comentou que uma unidade móvel adaptada para a realização de atividades odontológicas está sendo preparada. Ela vai atender nos locais que mais precisam, principalmente crianças em escolas. Hoje, todos os atendimentos dentários do município, para raio-x, são destinados para o bairro Imocasa. Caso os pedidos aumentem, novos equipamentos semelhantes devem ser obtidos.