Rolante busca credenciamento ao SISBI ou SIF para comercializar mel e carne em novos mercados

A Secretaria Municipal de Agricultura vem desenvolvendo um trabalho intenso, através do Serviço de Inspeção Municipal, de qualificação de seus produtores para que expandam o mercado de comercialização de produtos. Começou com o credenciamento ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permite a comercialização em todo o Estado, tornando-se referência no assunto para outros municípios.
Buscando alcançar novos mercados dentro e fora do país, o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, acompanhado pelo médico veterinário que coordena o SIM, Rafael Duarte, e pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho, Elton Dürr, esteve no escritório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Porto Alegre, segunda-feira, 9, para buscar o credenciamento do município junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que possibilita a venda de produtos de origem animal em todo o país ou ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite comercialização de produtos fora do Brasil, em forma de exportação.
“Estamos buscando o credenciamento ao SISBI ou ao SIF para a comercialização de mel e carne. Fomos atendidos pela auditora fiscal federal agropecuária, a médica veterinária Beatriz Sonntag Kuchenbecker, que nos explicou como funcionam os trâmites e pediu que o município envie uma solicitação oficial de credenciamento e encaminhe a documentação necessária para futura auditoria e credenciamento”, comenta Fleck.

Rolante credenciou primeiro frigorífico
de peixes do Estado ao SUSAF

O Entreposto e Fábrica de Conservas de Pescados Safra Nossa MK, ou, como é comumente chamada, “Frigorífico de Peixes”, garantiu a Rolante, o feito inédito de ser o primeiro município a credenciar um frigorífico de peixes ao SUSAF no Estado.
O certificado entregue pelas autoridades do municipio foi entregue aos proprietários da empresa, Renato Valdir Kohlrausch, a esposa, Helena Maria Kohlrausch, e a filha do casal, Aline Kohlrausch de Moraes, no dia 2 de agosto, permite que a família possa vender seus produtos em todos os estabelecimentos varejistas do Rio Grande do Sul.
O SUSAF possibilitará a expansão das vendas da empresa, que passa a atender de forma legalizada de 22 mil para 13 milhões de clientes.

Foto: Representantes de Rolante em Porto Alegre/ Crédito: Edna Cardoso