Rolante anuncia modificações na coleta de lixo e áreas mais afastadas terão alterações

 Rolante – Com o fim do contrato emergencial com a atual empresa responsável pelo recolhimento do lixo, a prefeitura providenciou uma nova licitação do recolhimento dos resíduos. Por orientação do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS), o município fez subdivisões nas regiões territoriais para que cada localidade fosse atendida conforme indicação do TCE.
O diretor de Meio Ambiente de Rolante, Diego Gosller, afirma que a contratação das empresas que iniciam os trabalhos a partir do próximo sábado (27), ocorreu dentro dos parâmetros exigidos em lei. “Com essas empresas atuando de forma organizada, esperamos que os moradores coloquem o seu resíduo no dia correto”, projeta o diretor.
Por se tratar de um período de transição, a diretoria de Meio Ambiente estará acompanhando de perto as primeiras ações das empresas. “Isso vai necessitar um período de adaptação, pois as empresas não conhecem a realidade do município, mas acreditamos que dentro de uma ou duas semanas o serviço esteja normalizado”, garante o diretor.
Para dar ampla concorrência ao processo licitatório, outra recomendação seguida pela prefeitura de Rolante foi subdividir por lotes a licitação. “Com isso, mais de uma empresa participa do processo”, confirma o diretor.
Desta forma, uma emrpesa fará a triagem dos resíduos e outra o transbordo (que é o envio para o aterro sanitário) de todo os resíduos e rejeitos que não puderam ser reciclados devido a sua contaminação pela falta de separação adequada. “Precisamos que os moradores separem corretamente o resíduo. Assim, ampliaremos os percentuais de reciclagem”, atesta.