Rolante aguarda homologação federal para efetivar ações contra enchente

Uma das passagens molhadas que acabaram ficando danificadas Foto: Divulgação/ Defesa Civil de Rolante

Os estragos causados pela chuva que atingiu Rolante em novembro do ano passado ainda exigem atenção da administração. Desde o ocorrido, equipes que integram a gestão Pedro Rippel trabalham na elaboração de projetos envolvendo a reconstrução de estruturas e execução de contenções em diversos pontos da cidade.

De acordo com Rippel, o município está aguardando a homologação da situação de emergência junto ao Governo Federal para poder inserir os projetos no sistema e, depois disso, aguardar a liberação dos recursos para efetivar as ações. “Estamos buscando maneiras de solucionar os problemas de todas as áreas degradadas. A ideia é construir muros de gabiões e contenções, mas ainda não temos os pontos definidos, pois precisamos esperar o repasse dos recursos federais. Não temos como resolver com recursos próprios”, salienta.

Rippel complementa relembrando os trabalhos já realizados pela prefeitura para atender às demandas da população com relação aos estragos da época. “Conseguimos desobstruir as estradas que o fluxo foi prejudicado, não temos mais problemas nesse sentido. Mas esse trabalho de reconstrução e restauração precisamos aguardar o recurso federal”, reforça o prefeito.

Mais detalhes sobre

Rippel ainda detalha uma das intenções da administração no que diz respeito às melhorias que pretende fazer. “Na Mascarada, por exemplo, estão sendo feitos projetos de pontes, para substituir as barragens que têm lá. Além disso, pensamos em uma contenção também. As barragens [conhecidas como passagens molhadas] têm dado muito problema. Temos gastado para recuperar e quando dá outra enchente estraga de novo. Então foi chegado a um consenso de que é necessário fazer uma ponte”, disse.