Riozinho projeta zerar fila de espera para ecografias e consultas de oftalmo

Oftalmologista Fernando Fleck atendendo paciente de Riozinho (Foto: Divulgação)

Riozinho – Pacientes que necessitam de exames de ecografia e consultas com oftalmologista estão conseguindo os encaminhamentos com mais agilidade nos últimos meses. Há um ano meio, a fila de espera para a especialidade de oftalmologista era de 200 pessoas. Na endoscopia, outros 50 pacientes à espera.

O secretário de Saúde, Ramão Corso, explica que novas alternativas foram buscadas para resolver o problema e, após investimentos, a projeção é de que as duas filas de espera sejam zeradas até o final do ano. “Quando assumimos a Secretaria de Saúde, verificamos algumas filas de espera de média e alta complexidade, com demanda reprimida muito grande. Dentre elas, estavam as endoscopias e a especialidade de oftalmologia. Esses serviços devem ser providenciados pelo Governo do Estado. Ao município compete a atenção básica. No entanto, buscamos formas de resolver isso”, disse.

O Estado custeia por mês apenas cinco consultas/atendimentos de oftalmo e de duas a três de endoscopia. Inicialmente, com recurso próprio, foram compradas 15 consultas de oftalmologista por mês. “Pensamos: vamos tentar deixar para procedimentos do estado o que envolve tratamento mais complexo ou cirúrgico, pois a maioria são revisão, troca de óculos, daí essas consultas foram compradas”. Mesmo assim, no final do ano passado, a demanda reprimida ainda era de 90 pacientes. “Para nossa surpresa, o Estado resolveu pagar valores ao município ainda da época do governo de Ivo Sartori e, como indicado pela Famurs, 20% deveria ser investido em alta e média complexidade da Saúde”, disse o secretário.

“Por uma saúde melhor”, diz secretário

O valor total recebido foi de R$ 171 mil e 20% foi investido em mais consultas oftalmológicas, contratadas em uma clínica particular de Rolante, e mais exames de endoscopia na Fundação Hospitalar também do município vizinho. “Decidimos por fazer mutirão de oftalmo e endoscopias, que são serviços de demanda reprimida maior. Foram mais 100 atendimentos de oftalmologia e 30 de endoscopia”, conta o secretário de Saúde.

Para ele, as duas questões envolvem a dignidade dos moradores. “Estar com óculos sem enxergar direito ou outro problema de visão e que pela demora, daqui a pouco, sem conseguir antecipar diagnóstico, pode piorar. Proporcionar isso é questão, sim, de dignidade. Assim como nas endoscopias, sem um exame desse, não dá para fazer um diagnóstico seguro. Outro ponto: tivemos a volta às aulas depois de quase dois anos de pandemia e tem muita criança com a necessidade de avaliação oftalmológica, precisando de óculos”, destacou Ramão, acrescentando que ambas as situações “são exames importantes para a gente ter uma saúde melhor”.

Exame completo no paciente

O oftalmologista de Rolante, Fernando Fleck, é o responsável por atender os pacientes de Riozinho. Ele explica que as consultas visam um exame completo nos pacientes. “Prestamos atendimento para consultas de oftalmo, com avaliação de grau de óculos, tonometria [medição da pressão do olho], mapeamento de retina; é um exame bastante completo”. Ele cita o cuidado com quem tem o diagnóstico de diabetes. “Esse é mais um cuidado que temos e esperamos conseguir atender todos que possuem diabetes. Todo paciente diabético, com diagnóstico de Riozinho, é encaminhado pra mim para fazer avaliação detalhada da retina. Todo diabético deveria fazer exame uma vez ao ano, pois o diagnóstico precoce pode evitar situações mais graves, como a perda da visão, que é irreversível”.

O que eles dizem sobre o assunto

Ramão Corso, secretário de Saúde de Riozinho. “Fizemos as contratações em Rolante e isso também não gera gasto com transporte, o paciente pode ir por conta própria; isso também agiliza. Nosso planejamento é de zerar a fila da oftalmologia e da endoscopia até final do ano. Essa é nossa meta”.

Fernando Fleck, oftalmologista de Rolante. “A avaliação oftalmológica vai além do que só avaliar grau do óculos, isso gosto de frisar. Esse serviço não é só isso, a gente faz uma avaliação bastante completa de toda estrutura ocular. Vai além da mera prescrição de óculos, é uma avaliação de toda córnea, retina e cristalino”.