Riozinho presta cerca de 400 atendimentos por mês no Centro de Especialidades

Local é referência em atendimentos no município (Foto: Melissa Costa)

Riozinho – Inaugurado no ano de 2020, o Centro de Especialidades recebeu nos últimos meses uma reformulação por parte da Administração. Por mês, o espaço presta cerca de 400 atendimentos nas especialidades de cardiologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, fonoaudiologia e psiquiatria.

A procura maior por consultas, segundo o secretário de Saúde, Ramão Corso, são nas especialidades de ginecologia/obstetrícia e pediatria. “Fizemos alguns ajustes na forma de contratação das especialidades que já tínhamos, como cardiologia, pediatria e ginecologia, por exemplo. Eram especialidades que vimos a necessidade de ter reajuste, seja em demanda de atendimentos ou modelo de atendimento. Então, optamos por fazer uma licitação destes serviços para que eles ficassem de uma forma que achamos que vai contemplar melhor nosso cidadão, seja pela demanda, aumentando o número de atendimentos no mês ou melhorando a qualidade deste atendimento”.

Na área da fonoaudiologia, a Administração inseriu de forma pioneira na região o teste da orelhinha, que antes era feito fora da cidade e agora ocorre no Centro de Especialidades. Na psiquiatria, também foram feitas mudanças. “E isso nos mostrou que o atendimento no centro não tem tanta demanda; ela é maior na urgência e emergência”.

Investimento de R$ 30 mil por mês, pontua secretário

No total, por mês, a Prefeitura está investindo R$ 30 mil para o custeio de profissionais no Centro de Especialidades. “Provavelmente, vamos aumentar esse custo, ampliando o atendimento na parte da psiquiatria, para suprir a demanda mais necessária na cidade (na urgência/emergência). Tentaremos ingressar em um programa do Estado para este tipo de serviço, com contrapartida também do Estado”, destaca o secretário.
Para suprir a fila de espera, a Prefeitura também tem investido na compra de consultas fora do município. “A partir do momento que zerarmos essa fila, vamos poder ter uma avaliação melhor do que surge de necessidade/mês para fazermos o acompanhamento e trazermos ao município outro tipo de serviço ou aumentarmos no que for necessário para melhor atender a nossa população”, completa Ramão.

Melhorar cada vez mais

O prefeito Marquinhos Pretto e o secretário da Saúde exaltam a importância do Centro de Especialidades, assim como as alterações feitas para atender cada vez melhor o cidadão riozinhense. “Queremos que a população tenha atendimento adequado e, para isso, a gente tem que se aperfeiçoar cada vez mais. E é isso que estamos fazendo, aumentando as especialidades, número de consultas, contratando alguns exames, consulta que não temos no município, tudo para que a população seja atendida”, diz o chefe do Executivo. “O centro é um grande avanço em saúde pública no município, quando se presta um serviço a contento da população, então, ele desafoga nosso trabalho na regulação”, reforça Ramão.