Riozinho prepara inauguração de agência FGTAS/Sine para as próximas semanas

Sala do Sine vai ficar junto ao Cadastro Único, na sede da prefeitura Foto: Luana Corletti / Divulgação

Riozinho – Os moradores de Riozinho que precisam se deslocar a Rolante para fazer uso dos serviços oferecidos pelo FGTAS/Sine em breve terão acesso a uma agência na cidade onde moram. Os últimos detalhes para inauguração de uma unidade no município estão sendo ajustados e a expectativa é de que a sala passe a operar ainda em abril.

Conforme o vice-prefeito Guilherme Wilborn, a articulação aconteceu junto ao governo do Estado. “Agora estamos na etapa de finalizar a capacitação das funcionárias que vão atuar na agência”, explica. O Sine de Riozinho ficará no andar térreo da prefeitura, junto ao Cadastro Único. Os principais serviços oferecidos serão liberação de seguro-desemprego, confecção do Título de Eleitor, orientação sobre a carteira de identidade digital e o documento de dispensa militar.

“Com o tempo, também queremos instalar no espaço um posto do Procon. Quem tem reclamações hoje também precisa ir a Rolante para esse serviço”, detalha Wilborn.

Encaminhamentos
A intermediação de mão de obra, um dos principais serviços oferecidos pelas agências, já entrou em operação na cidade. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Carla Lindol, destaca que desde o ano passado tem feito o mapeamento e cadastro das empresas para a disponibilização de vagas. “Por enquanto estamos em algo mais informal, com as opções chegando para nós por mensagem. Quando o sistema estiver pronto, vamos passar a usar”, pontua.

Necessidade
De acordo com o vice-prefeito, o objetivo da ação é garantir a oferta de serviços básicos na cidade. “Acho que nossa cidade precisa ser autossuficiente e suprir a maior parte das necessidades da nossa população. Imagina alguém fazer uma rescisão de contrato no sindicato e precisar ir a Rolante encaminhar o seguro-desemprego”, exemplifica. Na região de cobertura do Jornal Repercussão, Riozinho e Araricá não contam com agências.