Riozinho passará a ter atendimento dos bombeiros voluntários a partir desta sexta

Bombeiros terão alojamento em espaço construído junto do Parque de Máquinas (Foto: Divulgação)

Riozinho – A sexta-feira, 2 de julho, será um dia histórico para Riozinho. A partir desta data, o município passa a contar com a atuação de bombeiros voluntários. A equipe prestará socorro em ocorrências de combate a incêndios, acidentes de trânsito e demais emergências que necessitam de apoio imediato. Além disso, os bombeiros voluntários, assim como tem acontecido em diversas cidades que contam com o serviço de equipes de socorristas deste formato, também prestarão atendimentos e remoções com ambulâncias.

O prefeito Marquinhos Pretto ressalta a alegria em poder tirar o projeto dos bombeiros voluntários do papel e proporcionar o atendimento à população de Riozinho. “Esse sempre foi um plano meu, de quando ainda era vereador e vice-prefeito, de implantar esse trabalho dos bombeiros. Rolante tem esse trabalho e deu muito certo. Além de atuar no combate e prevenção de incêndios, eles (bombeiros voluntários) assumirão a responsabilidade com as ambulâncias. Conseguir implantar esse serviço era um desejo nosso e também foi uma promessa de campanha. Dissemos que iríamos executar esse trabalho e, agora, com seis meses de gestão, estamos dando resposta”.

A prestação do serviço, 24 horas por dia, está conseguindo ser efetivada em uma parceria da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante. O Poder Público estará repassando valores mensais à corporação de Rolante para a execução dos socorros e demais atividades em Riozinho. De início, quatro bombeiros voluntários e sob coordenação do comandante de Rolante, treinados pelo município vizinho, estarão atendendo aos chamados. “Será um trabalho 24 por dia, inclusive nos finais de semana e feriados”, confirma o prefeito. Marquinhos conta, ainda, que a equipe, inicialmente, terá um caminhão de combate a incêndio e três ambulâncias. “O caminhão terá água e espuma, dependendo do combate que precisar ser feito, além de equipamentos para a retirada de vítimas das ferragens, por exemplo. Se necessário a remoção com caminhão, ele terá maca e demais itens necessários, como se fosse uma ambulância”. A ideia, segundo o chefe do Executivo, é estar qualificando o atendimento e cada vez mais conseguir evoluir com equipamentos e prestação de trabalho.

Projeção de construir uma sede 

Os bombeiros voluntários, inicialmente, terão um alojamento junto ao Parque de Máquinas da Secretaria de Agricultura, no Centro. O espaço, segundo o prefeito, terá almoxarifado, cozinha e o alojamento. “Iniciamos com o setor de trabalho deles nesse espaço, onde reformamos e erguemos essa estrutura”. Para iniciar, o espaço será este, no entanto, a Prefeitura já tem um projeto para a construção de uma sede para os voluntários. “Claro, iniciamos assim, mas já com a projeção de fazer uma construção nova. Já temos o projeto e, agora, vamos buscar recursos para conseguir adquirir os materiais. A mão de obra, por exemplo, faremos com funcionários nossos, assim também conseguimos economizar recursos. Vivemos um momento complicado, com a pandemia, mas ter os bombeiros é essencial”.

AÇÃO RÁPIDA 

O prefeito Marquinhos faz questão de citar o trabalho exemplar realizado pelos bombeiros voluntários de Rolante, que é a referência para Riozinho. “Não temos queixas, o trabalho feito por eles é ótimo e só temos a agradecer. A luta para conseguirmos implantar o serviço na nossa cidade é justamente pela distância, jamais pela qualidade da prestação feita pelo município vizinho”. Marquinhos reforça que em algumas situações, minutos podem fazer a diferença. “Agora, os nossos darão o primeiro atendimento e, se necessário, chamam apoio; vai agilizar ainda mais”.