Riozinho inicia cadastro de produtores e grupos culturais

Cadastros podem ser feitos junto à Prefeitura Foto: Arquivo/JR

Riozinho –  Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Prefeitura tornou público o edital de chamamento para cadastramento dos produtores e entidades culturais do município. O cadastro acontece junto ao Banco de dados do Cadastro Municipal de Produtores e Entidades Culturais e é destinado a pessoas, grupos ou associações vinculados aos seguintes segmentos culturais: tradição e diversidade cultural, artes visuais e artesanato, artes cênicas, música ou literatura.

Os cadastros iniciaram no dia 28 de julho e devem ser efetuados na secretaria de Cultura e Turismo, no segundo piso da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O período se encerra em 18 de agosto. “O objetivo desse cadastro é termos um banco de dados, para conhecermos nossos artistas, sabermos quem são, quais segmentos representam, para tentarmos envolver essas pessoas em projetos e ações culturais do município. As pessoas cadastradas também poderão concorrer ao programa de apoio e incentivo da Lei Aldir Blanc, conforme edital que será publicado posteriormente”, disse a secretaria, em nota.

Conforme a secretaria, no município não há pessoas que vivem exclusivamente da arte. “Todos possuem outra fonte de renda mas, com certeza, foram muito afetados com a pandemia, pois essa renda extra que deixaram de ter, acabou fazendo com que tivessem que abrir mão de muitas coisas e reorganizar seus orçamentos e finanças”, citou a secretaria.

Reestruturação da Cultura e ajuda ao segmento

O secretário de Cultura, Emerson Barnart, reitera a importância do cadastramento para o município. “Estamos fazendo esse chamamento para as pessoas se cadastrarem e, em cima disso, vamos desenvolver o Conselho da Cultura. Também precisamos do cadastro porque temos em conta o valor da Lei Aldir Blanc, que é o auxílio emergencial da cultura, e precisamos fazer a destinação dos valores”.
Ainda conforme informações repassadas, o Executivo está trabalhando para deixar a Secretária de Cultura estruturada, criando e ativando o Conselho Municipal de Cultura, com o objetivo de buscar mais recursos nessa área. “Em breve, também estaremos repassando esse auxílio emergencial do governo, da Lei Aldir Blanc, que tenho certeza que ajudará muitas pessoas”, completou a Secretaria de Cultura, em nota.