Riozinho fica em laranja e faz apelo à comunidade

Riozinho tornou obrigatório recentemente o uso de máscara em locais públicos Foto: PMR

Riozinho – Após a classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado no Estado, Riozinho segue na bandeira laranja, apesar de estar em região de bandeira vermelha. Isso ocorre porque dos 391 municípios que compõem as áreas com bandeira vermelha, 218 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. Por isso, se adequam à chamada Regra 0-0: podem adotar protocolos de bandeira laranja sem necessidade de encaminhar recurso. Basta que as prefeituras façam um decreto, com regulamento próprio. “É nesse caso que Riozinho se enquadra. Seguimos muito preocupados com essa situação e reiteramos a necessidade de distanciamento social. Pedimos que a população use máscara e siga os protocolos recomendados. Se houver aglomeração, o número de casos irá aumentar significativamente, com o período de isolamento se prolongando e mais prejuízos para todos”, advertiu o prefeito Valério Esquinatti.

Quadro do coronavírus é atualizado semanalmente

Riozinho está divulgando as suas informações referentes ao Covid-19 por meio de um boletim semanal. Os dados são divulgados, geralmente, nas sextas-feiras, a partir do recebimento de todos resultados dos testes feitos em laboratório. Na terça-feira (15), o município por meio da Secretaria Municipal da Saúde apresentou um boletim com cenário de 37 casos suspeitos, 113 casos negativos, 06 casos confirmados ativos e outros 07 que tiveram alta, somando 13 registros e nenhum óbito. A ausência de mortes por Covid-19 está entre os critérios pela permanência na bandeira laranja.

Entenda o sistema do Governo

O Governo do Estado institui o Modelo de Distanciamento Controlado, com base em critérios de saúde e atividade econômica, usando sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios. Conforme o grau de risco, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal e a divulgação preliminar na sexta-feira.

Quando a nova bandeira for de risco menor, a classificação passa a valer às 00h de sábado. Já para as demais regiões, incluindo aquelas que apresentaram recursos, haverá nova divulgação na segunda-feira, com vigência a partir de terça-feira. Os municípios na bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas SIVEP e E-SUS.