Riozinho expande horizontes e amplia acesso ao sinal de internet e telefonia para a comunidade

RiozinhoOs moradores do município recentemente abraçaram uma causa que atinge toda a comunidade – a falta de sinal de internet em vários locais, especialmente na zona rural. Em 2017, a Consulta Popular realizada direcionou cerca de R$ 77 mil para a solução desta situação. A partir disso, a Administração Municipal se empenhou em realizar estudos dos locais mais adequados para transmissão e instalou quatro torres de serviço, que serão disponibilizadas, juntamente com equipamentos de propagação de sinal, para a empresa Star Telecom, que será responsável por oferecer os planos de internet aliados à telefonia e também suporte o técnico. O acesso à rede poderá ser contratado dentro de alguns dias.

Oferecer maior acessibilidade de internet aos riozinhenses era compromisso da atual gestão. O prefeito Valério Esquinatti revela que, ao lado do vice-prefeito Diogo Pretto, está realizando um sonho. “Levar banda larga de qualidade para áreas como a Linha Sete de Setembro, Km 50, Sampaio Ribeiro e Baixa Grande era um sonho antigo, tanto dos moradores como de toda Administração. Estamos felizes em cumprir mais essa promessa”, ressalta. Os pontos turísticos do município também serão atingidos com a melhoria.

Cobertura será quase total

Atualmente, cerca de 30% da área do município conta com sinal de internet e telefonia. Com instalação e funcionamento das novas torres, a estimativa é de que 90% do território possa acessar as redes.

Benefícios diversos

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Sérgio Koch, destaca que esse é um importante avanço que beneficia grandemente os moradores da área rural. “Para a agricultura, a internet tem sido uma ótima ferramenta. Lá existem muitas informações sobre como lidar com pragas, que afetam diretamente os negócios de quem vive do que produz no campo” explica. O secretário destaca também que até para algumas doenças o acesso à rede pode ser conveniente. Além disso, oportunidades de estudo também se ampliam com a chegada de sinal a novos locais. “A gurizada vai ter mais oportunidade de estudar, se preparar para o futuro. Muitas coisas nesse sentido podem ser feitas no computador mesmo” comenta.