Riozinho é contemplado pelo Estado para perfuração de poços

Foto: Divulgação/Prefeitura de Riozinho

O abastecimento de água sempre foi prioridade e necessidade em Riozinho. Agora, através de um repasse da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, a comunidade pode vir a ter um melhor acesso hídrico. O município, que havia decretado situação de emergência por conta da estiagem, recebeu recursos estaduais para perfuração de poços, diminuindo o impacto de 10 anos sofrido pela população.

 

Entre as localidades dos novos poços, estão Barro Branco, Vale do Rio Bonito, Paredão e Loteamento Farias, pontos considerados críticos pela Administração. Anunciado no dia 27 de janeiro pelo então governador Eduardo Leite, o repasse financeiro já chegou ao município Paranhense e parte das obras já são realizadas pela Secretaria de Agricultura.

Em um primeiro momento, um cálculo realizado pela Gestão Municipal indicou quais o pontos em que o abastecimento era mais precário e com maior índice de escassez de água, decidindo os locais onde o trabalho de perfuração teria início. No entanto, o objetivo é atender a todas as comunidades, facilitando e qualificando o acesso a água para todos os munícipes.

Auxílio do governo facilita trabalho do município no abastecimento de água

Esta iniciativa do Governo contempla 79 municípios do estado em situação de emergência por conta da estiagem reconhecido pela Defesa Civil. Este suporte, como conta o secretário municipal de Agricultura, Cledio Petry, da continuidade a um antigo trabalho da Prefeitura. “Riozinho tem um sério problema de falta de água no interior do município. Já existem várias redes em algumas localidades e, já no ano passado, entregamos duas redes comunitárias em funcionamento”, comenta. Ainda sobre a perfuração de poços e da construção das redes de abastecimento no município, Cledio pontua que: “Com essa perfuração, será a terceira comunidade (de Riozinho) em menos de um ano e meio tendo acesso a água de qualidade. Em breve estaremos fazendo a rede desse poço e também outras localidades serão atendidas”, finaliza.

Sem mais ajuda dos bombeiros

Para o abastecimento, o processo de perfuração dos poços está sendo feito com recursos provenientes do repasse estadual. O restante do trabalho, que envolve a construção das redes de abastecimento, será custeado pela Prefeitura.

Durante os últimos anos, uma parcela significativa da população ficava desabastecida da água, o que obrigava a Administração a recorrer aos Corpo de Bombeiros, que realizavam o transporte hídrico às comunidades. Além disso, estes momentos recebiam o acolhimento da própria Gestão, que transportava uma quantidade de água inferior a Corporação, na tentativa de amenizar o problema. Esta solução não condizia com a necessidade dos munícipes, necessitando, assim, de uma intervenção maior para resolver essa questão.

Entre as possíveis interferências a serem feitas pela Secretaria de Agricultura, a perfuração de novos poços na cidade era o principal ponto a ser tratado como resolutivo para este problema. Porém, o valor que isso custaria ao município impossibilitava quaisquer ações neste sentido, o que foi resolvido por meio do auxílio do estado.