Riozinho completa primeiro ano de atuação dos bombeiros voluntários

Projeção da nova sede dos bombeiros voluntários. Pedro fundamental será lançada em breve (Reprodução: Cássio Wilborn)

Riozinho – Em um ano de atuação, os bombeiros voluntários de Riozinho realizaram o atendimento de 735 ocorrências e remoções de pacientes.
Inaugurado em julho do ano passado, a implantação do quartel dos bombeiros foi a realização de um sonho da comunidade, assim como a resposta mais rápida para situações de emergência. A abertura do quartel significa mais chances de salvar vidas.
O primeiro ano de atividades é marcado pelo anúncio de excelentes notícias para a corporação e comunidade em geral. O vice-prefeito Guilherme Wilborn reforça o quanto a presença dos bombeiros voluntários na cidade tem sido positiva. “Quando assumimos a gestão (eu e Marquinhos Pretto) em 2021, éramos sabedores das necessidades da cidade no atendimento de primeiros socorros, combate a incêndios, tudo isso não existia. Havia um sistema precário de remoção de pacientes com ambulância que era terceirizado, mas tínhamos muitas reclamações”, ressaltou. Em seis meses de tratativas, ocorreu a inauguração do serviço junto à uma pequena sede no terreno da Secretaria de Obras.
A prefeitura adquiriu um caminhão novo, que será entregue em breve com um ônibus para eventos e mergulho. “Também estamos vendo um veículo pequeno para administrativo e um nova ambulância”.

 

“Resultado fantástico, mais segurança para a população”, diz o vice-prefeito

Entre as novidades, Guilherme e Marquinhos contam que está iniciando o movimento para a construção da sede própria dos bombeiros. O projeto foi concluído e, em breve, ocorre o lançamento da pedra fundamental.
“Neste primeiro ano, o resultado é fantástico, é mais segurança para a população. Hoje, a pessoa liga e o atendimento é rápido. Não precisamos mais esperar por Rolante. O atendimento e todas as conquistas representam crescimento enorme para o município. Hoje, em minutos, estamos em todas as localidades”, disse Guilherme.

MENOR TEMPO E MAIOR QUALIFICAÇÃO

Os 735 atendimentos são referentes ao período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022 e correspondem a primeiros socorros (277), abastecimentos de água potável (9), acidentes (9), afogamento (1), incêndios (9) e remoções para fora do município (430).
O comandante dos bombeiros de Rolante, que também responde por Riozinho, Leandro Gottschalk, conta que, atualmente, são sete bombeiros na cidade. A eficiência do serviço é valorizada pelo comandante. “A comunidade de Riozinho ganhou muito, tanto em tempo/resposta quanto em qualificação do serviço, já que hoje tem atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana na cidade, além das remoções da saúde dentro e fora do município”, disse ele, citando o quanto a parceria com a prefeitura é importante.