Riozinho batalha por asfalto para trechos da RS-239 e no Alto Riozinho

Projeção é de que obra do primeiro trecho comece ainda neste ano (Fotos: Melissa Costa)

Riozinho – A Prefeitura, sob a gestão do prefeito Marquinhos Pretto e do vice-prefeito Guilherme Wilborn, tem batalhado desde o mês de janeiro para conseguir executar obras de asfaltamento em trechos que ainda são de chão batido no município. Com o apoio de lideranças, há duas boas notícias neste segmento.

 

Na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com o Governo do Estado para seguir com o asfalto em um trecho de 1,5km da RS-239, que ainda é de chão batido. O Governo do Estado, através do programa Avançar, irá repassar o valor de R$ 1,5 milhão e a Prefeitura entrará com a contrapartida de R$ 319.642,83. A previsão é que a obra inicie em meados de novembro deste ano. O valor também contou com mobilização do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e apoio do presidente da Câmara, Joir da Silva.

“A gente está solicitando junto aos governantes do Estado que seja ampliado aquele asfalto, onde tem a população maior, tem várias casas e moradores sofrendo por causa do pó. Conseguimos essa emenda e estamos providenciando os últimos documentos e, com a finalização desse processo, encaminhamos a documentação para o deputado e a promessa é de que até o final do ano, será dado início na obra”, disse o prefeito, Marquinhos Pretto.

SEGUNDO MOVIMENTO

Outra obra batalhada pela Administração está sendo o asfalto de 3km, no sentido Riozinho/Alto Riozinho. “Ali a gente já fez o projeto de 3km. O primeiro seria pelo programa Pavimento RS, e o segundo e terceiro por financiamento. Nesta segunda etapa, está sendo avaliado, mas creio que tudo vai dar certo”, conta o prefeito, citando os motivos para o asfaltamento deste trecho. “Nesse pedaço, no sentido Alto Riozinho, o trânsito é muito intenso diariamente devido ao número de pessoas do interior que se desloca para trabalhar no Centro. Quatro ônibus passam por dia no trecho”.

Duas obras de extrema importância

O prefeito Marquinhos Pretto ressalta o quanto as duas obras são importantes para o desenvolvimento de Riozinho. “São duas obras importantíssimas para nós. Nesse pedaço, no sentido de Alto Riozinho, vamos atender toda população que trabalha no Centro e utiliza o caminho diariamente. Cerca de quatro ônibus passam por diversas localidades; faremos a diferença”. Na RS-239, o asfaltamento irá iniciar pelo primeiro quilômetro, mas a Prefeitura tem planos mais ambiciosos, focando no turismo e desenvolvimento da cidade, conseguindo asfalto até Maquiné.