Riozinho agora oferece teste da orelhinha para bebês na cidade

A pequena Helena Caroline Bertholdi Ferreira passou pelo teste com o fonoaudiólogo Jeferson Soares Glashorester nesta quarta-feira (Foto: Tainara Kray da Rosa)

Riozinho – Um teste simples e fundamental para a detecção precoce de possíveis problemas auditivos nos recém-nascidos se tornou ainda mais rápido em Riozinho. Desde o último dia 13, a Prefeitura passou a realizar o teste da orelhinha no próprio município. Até então, as mães precisavam se deslocar para Igrejinha, o que despendia, as vezes, até um turno para a realização de um exame que dura cerca de 15 minutos.
O secretário de Saúde, Ramão Roberto Corso, conta que a possibilidade de trazer os testes para serem realizados no município se originou de uma conversa entre Secretaria de Saúde e o fonoaudiólogo contratado. “Buscamos com que todos os profissionais que prestam serviços para o município sejam nossos parceiros e, graças a este entendimento e disposição do nosso fono, conseguimos que os testes fossem efetuados sem nenhum ônus a mais para o erário público”, explica. Ou seja, com o mesmo custo, ocorreu a ampliação do atendimento.
Antes da mudança, em média, eram feitos de quatro a cinco exames por mês. Desde dia 13, aumentou a procura. “Na primeira data disponibilizada (13/01), não tivemos testes agendados por falta de procura, mas já temos 11 testes agendados para a quinzena final de janeiro, ou seja, a demanda mais que dobrou em apenas 15 dias”, disse o secretário.

Otimizar os serviços no município 

O vice-prefeito Guilherme Wilborn destaca que a saúde foi uma das prioridades assim que a gestão assumiu a Prefeitura. “Focamos em manter o convênio com o hospital e estruturar isso tudo, renovar contratos que muitos estavam vencendo, assim como aditamentos do mesmo. Sobre o teste da orelhinha, tínhamos essa demanda que precisa ser deslocada até Igrejinha. Como já tínhamos um profissional com capacitação técnica para fazer este serviço,assim como os equipamentos, conversamos com ele e passamos a estruturar esse atendimento para acontecer na cidade”, explicou o vice-prefeito. Guilherme destaca o esforço da Administração, assim como a parceria do profissional em disponibilizar o teste. “Conseguimos fazer isso com reorganização, sem gerar novos custos. Além disso, se torna desnecessária a ida das mães para outra cidade, evitando todos os transtornos que eram gerados com isso”.

Testes são feitos no Centro de Especialidades 

O teste da orelhinha é obrigatório por lei e fundamental para a detecção precoce de possíveis problemas auditivos em bebês recém-nascidos. E, conforme a detecção de algum problema, a possibilidade de tratamento imediato que, além de tratar o problema auditivo, evita danos no processo de desenvolvimento da fala. Em Riozinho, o teste da orelhinha é feito com prévio agendamento, no Centro de Especialidades, que fica no Centro da cidade. Os testes estão ocorrendo nas quartas-feiras e o exame é feito de forma gratuita. A família somente precisa se deslocar até a sede do Centro de Especialidades.

“Era um desgaste para a mãe e para o bebê e exigia organização de transporte”

O secretário de Saúde reforça, mais uma vez, a importância do teste da orelhinha para as crianças. “É simples, rápido e uma importante prevenção. Muitos ainda desconhecem o quanto é importante e queremos divulgar isso também”, disse. O fato da dificuldade de deslocamento fazia com que algumas famílias também não fossem fazer o teste. “Era um desgaste para a mãe e para o bebê e também exigia organização de transporte, pois precisávamos fazer este planejamento de oferecer o transporte dessa mãe. Muitas vezes, para otimizar custos, a mãe ia com outros pacientes e, com isso, cada morador precisava esperar seu procedimento ser concluído para retornar ao município”.

Fotos do teste: Tainara Kray da Rosa