Riozinho abre licitação para instalar energia solar em espaço público

Placas de energia serão instaladas em cima da Rua Coberta Foto: Luana Corletti / Prefeitura de Riozinho

Riozinho – A primeira instalação de energia solar em um espaço público de Riozinho deve ocorrer nos próximos meses. A Prefeitura abriu processo de licitação para aquisição de placas fotovoltaicas para a Feira do Agricultor, junto à Rua Coberta, no Centro da cidade. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para a próxima segunda-feira, dia 2 de agosto. O valor estimado do investimento é de R$ 68 mil.

O secretário de Agricultura Cledio Petry (Mamuty) explica que, além da feira, o sistema vai atender todo o prédio administrativo da prefeitura. “A ideia é redução de custos com a conta de luz”, frisa. Técnicos que já estiveram no local, conta, avaliaram que o melhor ponto para instalar as placas é na parte de cima da Rua Coberta.

A economia na conta de luz vem a calhar com os planos da Prefeitura, que projeta a instalação de uma câmara fria na feira do produtor. O equipamento é importante para os produtores, mas tem alta taxa de consumo de eletricidade. “Já temos a câmara, ela só precisa ser instalada. Vai ser importante para a merenda escolar”, pontua Mamuty. Atualmente ela fica na localidade de Sampaio Ribeiro, o que dificulta o acesso. A mudança depende de adequações no prédio da feira.

Economia na conta de luz e menos dano ao meio-ambiente estão entre os benefícios

O secretário Cledio Petry cita que, além da economia, uma das vantagens é o uso de energia limpa e renovável. “Estamos fazendo um estudo para ampliar o sistema fotovoltaico para todos os prédios públicos do município. Tudo funcionando com energia renovável. Além de diminuir o custo, pensar nisso hoje é uma necessidade. Tanto é que já existem linhas de crédito para isso.” Outro ponto positivo para o secretário é que o uso dessa tecnologia pelo poder público tende a incentivar os produtores a investir no mesmo tipo de sistema.

Recursos da consulta popular

O valor estimado em R$ 68 mil pela Prefeitura será pago ao empreendimento vencedor da licitação através de recursos direcionados pela Consulta Popular 2019/2020.

Em suas especificações, o edital determina que o contrato será fechado com quem oferecer o menor preço global para aquisição, instalação e conexão do sistema de geração de energia solar. Também está incluído um inversor trifásico, que será capaz de converter a luz do sol em energia elétrica no próprio local de consumo. O edital diz ainda que a instalação deverá ocorrer em até 20 dias após a homologação do contrato.