Riozinho 34 anos: História de fé e devoção

Foto: Júnior Ribeiro

Há mais de 45 anos, a gruta de Nossa Senhora da Conceição, em Riozinho, simboliza um elo de fé entre a cidade e os fiéis da igreja católica, mas sua representatividade rompeu as fronteiras do município. Moradora de Rolante, dona Marli Teresinha Cardoso, de 56 anos, é um dos exemplos de religiosos que tiveram seus pedidos atendidos através de promessas feitas para a santa.
Marli conta que a sua história com a Imaculada Conceição começou há 30 anos quando seu filho passou por um momento delicado de saúde. “Quando meu nenê tinha dois aninhos, começou a ter muita infecção e quando fomos descobrir, o hospital que ele estava queria tirar as amígdalas. E há 30 anos não se tinha muita comunicação de nada. Nos preocupamos. Pensamos que isso poderia prejudicar ele, então nos apegamos a nossa fé. Fizemos a promessa: se ela salvasse ele, faríamos toda sexta-feira santa, uma caminhada de Rolante a Riozinho, como pagamento pelo pedido atendido”, relembra. “Fizemos a promessa e um mês depois tinha que voltar ao hospital em Porto Alegre. Chegamos lá e não precisou fazer a cirurgia”, complementa.
Desde então, há três décadas, Marli, seu filho e seu marido fazem o trajeto de 11 km no feriado da sexta-feira. E essa peregrinação não se restringiu apenas a história da moradora de Rolante. Conforme Marli, de uma forma natural, pessoas foram se reunindo em frente ao seu salão de beleza, para também pagar promessas e com o passar dos anos o grupo foi ficando maior. “Começou nós três e quando fomos ver tinha 40/50 pessoas. Tem alguns que partem com a minha família, alguns que vamos encontrando no meio do caminho, mas todos com propósitos em comum: ou agradecer a graça atendida, ou fazer uma promessa”, explica. Conforme os ensinamentos católicos, a Nossa Senhora da Conceição representa a concepção da Virgem Maria sem o pecado original.
Encrustada em uma rocha natural de cerca de 450 metros onde está a imagem da santa, imagens de outros santos também são exibidas no local, cercado por uma mata nativa onde é possível perceber uma diversidade de árvores de grande porte, além de arbustos e folhagens ornamentais.
A gruta fica localizada próxima ao bairro Centro, na entrada da localidade do Conduto e pode ser visitada pelos religiosos de forma gratuita.