Rio Paranhana recebe sequência de trabalhos preventivos

Em um trabalho que integra a Secretaria de Obras, Defesa Civil e Departamento de Meio Ambiente, a Administração Municipal de Igrejinha segue realizando trabalhos preventivos no Rio Paranhana. Estas ações vêm acontecendo desde 2013. Neste período, diversos trechos do curso do rio que atravessa a cidade de Igrejinha passaram por melhorias, visando diminuir o impacto do grande volume de chuvas que, por muitos anos, causaram prejuízos a cidade.
Atualmente estão sendo realizados trabalhos de desassoreamento através da correção da calha original do rio. O Secretário de Meio Ambiente de Igrejinha, Jeferson Corá, explica que o desassoreamento acontece da seguinte forma: com fortes chuvas, muita água acaba descendo e se juntando ao rio, carregando consigo terras da encosta e formando ilhas de areia no meio da correnteza. Isso faz com que as águas se espalhem mais para as laterais. Então é realizado o trabalho de retirada dessas ilhas do centro do rio, fazendo com que a corrente passe a seguir normalmente.
“Nunca paramos por completo. Sempre tem um ponto que estamos fazendo melhorias, até para evitar todo tipo de prejuízo que pode dar se tivermos chuva em grande escala” comenta Corá. O licenciamento das obras é emitido pela secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, executado pela secretaria de Obras e acompanhado pela Defesa Civil do município. Os serviços são feitos com máquinas e operadores próprios. “Tem um custo significativo dentro do orçamento da prefeitura, mas que é irrelevante se formos comparar com os prejuízos que poderíamos ter” explica Corá. Neste primeiro semestre, os trabalhos de prevenção irão passar pelos bairros Morada Verde, 15 de Novembro, Vila Nova e Centro.

Melhorias para a cidade
e prevenção

Trabalhos preventivos demonstram resultados efetivos Foto: Gabriela Cardoso

A mudança que mais alegra a Administração Municipal e toda a comunidade igrejinhense é que, desde que as ações preventivas passaram a ser feitas, a cidade não sofreu mais prejuízos com as chuvas, uma conquista a ser seguida como exemplo. “Igrejinha não teve mais nenhum tipo de enchente, por mais que as chuvas sejam fortes e sejam contínuas, a cidade hoje não sofre mais com esse problema devido ao trabalho preventivo que a gente faz” comenta o Secretário de Meio Ambiente, Jeferson Corá (foto).

Texto e fotos: Gabriela Cardoso