Rio Grande do Sul registra menor número de mortes de trânsito da série histórica em abril

Por Henrique Ternus Lamb

Estado do – O Rio Grande do Sul registrou, em abril, o menor número de mortes de trânsito da série histórica, que reúne dados dos acidentes desde 2007. A baixa nos números aparece em função das medidas de isolamento e distanciamento, adotadas em todo o estado no combate ao novo coronavírus. Os dados foram divulgados pelo Detran/RS nesta quarta-feira (3).

Foram 87 óbitos registrados em abril, o primeiro mês com quarentena todos os dias, o que representa uma redução de 36% em comparação com o mesmo mês em 2019. Esta é a segunda vez que o número é registrado abaixo de 100. A primeira foi em outubro de 2015, quando o departamento de trânsito registrou 98 mortes de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. Ainda segundo o Detran, os números ainda podem sofrer alterações, caso haja inserção de novas ocorrências no sistema.

O primeiro quadrimestre de 2020 apresentou 443 mortes no total, o que representa uma redução de 16% no número de vítimas em relação ao mesmo período de 2019. É a partir de março que a queda nos números fica mais acentuada, quando os casos totais caíram de 142 para 110. No mês de abril, os casos reduziram de 135 em 2019 para 87 neste ano.

O diretor-geral do Detran/RS, Enio Bacci, avalia a situação como positiva, porém evita comemorar, pois ainda se tratam de vidas perdidas, mesmo que em menor quantidade. “Especialmente a partir de março, a pandemia de Covid-19 impactou a todos e gerou uma reflexão mais profunda sobre a vulnerabilidade da vida. Acidentes despedaçam famílias e também atingem diretamente o sistema de saúde, tão necessário em tempos de pandemia. Com a queda dos acidentes de trânsito, mais leitos hospitalares podem ser disponibilizados para doentes com coronavírus”, afirmou Bacci.

O relatório de acidentalidade fatal no trânsito gaúcho também apresentou uma queda de 15% nos acidentes com mortes nas ruas e estradas do RS, com um total de 411 em 2020 até o final de abril. Do total, mais de 60% ocorreu em rodovias e quase 40% dos casos foram registrados nos finais de semana. Além disso, os motociclistas representam 29% das vítimas, enquanto os condutores, que no ano anterior lideravam a estatística, foram 25%. Em relação à faixa etária, quase 19% dos mortos no trânsito possuía entre 21 e 29 anos, e 80% dos mortos são homens. O relatório completo pode ser acessado no site oficial do Detran, em: https://www.detran.rs.gov.br/acidentalidade