RGE instala Usina de Energia Solar Fotovoltaica no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé

Ações realizadas pela RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética, estão transformando o cenário energético do Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Com o projeto já finalizado, a distribuidora do grupo CPFL instalou uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica que passará a gerar energia para o hospital, a reforma do telhado para suportar as placas e a troca de lâmpadas do sistema de iluminação interna da instituição. O investimento da RGE na instituição foi de R$ 189,3 mil, sem considerar a reforma no telhado.

As novas lâmpadas de LED foram instaladas pela RGE com o objetivo de oferecer um sistema de iluminação interna mais moderno, eficiente e econômico aos setores do hospital, gerido pela Associação Beneficente Parobé. Ao todo, 171 lâmpadas foram substituídas pela tecnologia LED no prédio da instituição.

Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol foi instalada no telhado do hospital, que recebeu uma reforma para suportar as placas, e possui um sistema com capacidade instalada de 39 kWp (quilo-watt pico). A instalação ficará sob análise da RGE por um ano a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes.

Com essas ações, o hospital terá uma economia estimada em R$ 19,3 mil ao ano. A entrada em operação da nova usina de energia solar está prevista para acontecer nas próximas semanas.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a estimativa da RGE é que as ações gerem uma economia significativa nas contas de luz do Hospital. “A usina tem capacidade para gerar 50 MWh por ano, isso é equivalente a 5% de todo o consumo de energia da instituição. Além disso, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas que as antigas e têm vida útil de cerca de 25 mil horas. Este é o objetivo desta ação do Programa de Eficiência Energética: modernizar o cenário energético do hospital”, destaca Odair.

A Consultora de Negócios da RGE, Elisandra Castro, destaca a importância do Hospital São Francisco de Assis para a região. “Esta instituição presta um serviço de extrema importância à região. Para a RGE é gratificante poder contribuir para a melhoria na qualidade do serviço prestado à comunidade de Parobé e da região, que são atendidas pelo hospital. Com a economia gerada, a instituição terá a possibilidade de investir parte da verba que antes era destinada à conta de luz para outros setores e outras necessidades internas”, comenta Elisandra.

O Hospital São Francisco de Assis atende Parobé e outros municípios da região. Atualmente a instituição conta com uma estrutura de 99 leitos, distribuídas nas áreas de internação clínica, pediatria, obstetrícia e clínica cirúrgica.

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-es