Revitalização do Monte da Fé tem 40% da obra concluída e deve ser entregue ainda este ano

Projeção de como o morro irá ficar após as obras Foto: PMI/Divulgação

Igrejinha – O Monte da Fé, ponto que integra o roteiro turístico de Igrejinha e um dos mais visitados na cidade também está recebendo uma atenção da administração, que desde o ano passado, está promovendo melhorias para receber os turistas que visitam o espaço.

Também conhecido como Morro da Cruz, o orçamento da nova estrutura do ponto prevê a pavimentação do local, construção de banheiros, estacionamento, escadarias de acesso, sistema de iluminação da cruz e um mirante, onde os turistas poderão visualizar a cidade. “É uma obra muito semelhante ao Morro da Asa (…) Ela vai ser toda adaptada para pessoas com necessidades especiais poderem chegar, então a obra é um pouco demorada tendo em vista que ela é um pouco complexa”, destaca Jeferson Corá, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha.

Serão investidos na obra um total de R$ 253.500,00, oriundos do Ministério do Turismo, destinados pelo deputado Alceu Moreira, através de uma indicação do vereador Guto Scherer (MDB). A empresa responsável pela obra é a KAJ Engenharia e Materiais de Construção LTDA.

Como chegar ao Morro?

Em decorrência das obras no acesso, o local não está recebendo visitação, no entanto, quem quiser visitar o Morro da Cruz após a conclusão da revitalização deve seguir na Estrada da Serra Grande até o encontro com a Estrada Theobaldo Wilhelm, que sobe até chegar ao topo do morro. O ponto fica a 9km do centro de Igrejinha e possui aproximadamente 630 metros de altitude.

Secretário projeta entrega

O responsável pelo setor de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura também esclarece que, por ser um recurso federal os valores para a execução da obra estão sendo liberados aos poucos. “O governo mandou 50% dos recursos da obra, eles mandam em parcelas, então normalmente essas obras anda conforme a liberação de recursos né. Por enquanto nós temos dinheiro na conta, a obra está em andamento e devemos entregar ela pronta até o final deste ano”, projeta.

Turismo

Dirceu Valdir Linden, secretário responsável pela secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, exalta o potencial turístico do local e fala dos planos da pasta para a nova estrutura. “Ele vai ter um chamamento religioso e a nossa ideia é criarmos um roteiro, com a Igreja Mãe Santíssima e a Igreja Gabriel incluídas, além de fazer uma parceria com o Templo Budista de Três Coroas para atrairmos turistas para esses pontos. A expectativa é muito grande para colocar em prática essa ideia”, conta.