Retirada do carnê do IPTU de Taquara termina nesta sexta-feira

Foto: Weslei Fillmann

Por Prefeitura de Taquara

Encerra nesta sexta-feira (18) o prazo para solicitar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Taquara. A mesma data também marcará o vencimento da cota única do imposto, e também da primeira parcela, para o caso de quem optar por pagar a contribuição em até 11 prestações mensais.

 

Os pedidos de retirada das guias de pagamento podem ser feitos pelo WhatsApp (51) 99447-5067 e do e-mail iptu@taquara.rs.gov.br. Em ambos os casos, o contribuinte deve encaminhar dados como o número da inscrição municipal ou nome e CPF do proprietário e endereço do imóvel. O pedido também poderá ser feito diretamente no site da Prefeitura de Taquara, por meio do link: https://bit.ly/iptu2022taquara.

Presencialmente, a solicitação dos carnês ou o pagamento do imposto podem ser feitos no Centro Administrativo Municipal de Taquara, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, junto ao prédio da CICS-VP. Nesta quinta-feira (17), o atendimento é das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, será das 7h30 às 13h30.

Onde pagar?

Além do Centro Administrativo Municipal, o IPTU poderá ser pago via Pix em qualquer instituição bancária, pois todos os carnês contam com um QR Code em que é possível pagar virtualmente. Além disso, as agências do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão aceitando o recebimento do imposto.

Pagamento à vista com descontos

Quem pagar o IPTU em cota única terá descontos. Os contribuintes que estiverem em dia com suas contas com a Administração Municipal terão o desconto de 15% sobre o imposto. Para quem tem algum débito com o fisco, a redução do tributo será de 5%.

O pagamento do IPTU também é possível de ser feito em até 11 prestações mensais e consecutivas, mas sem descontos. O vencimento da primeira parcela também será nesta sexta-feira (18), sendo que cada fatura não poderá ser inferior a 10% do valor da Unidade de Referência Municipal (URM), que é de R$ 620,20 em 2022. Neste caso, cada parcela precisará ser acima de R$ 62,00.