Restauração da Casa Vidal dá os primeiros passos e revela detalhes sobre modificações feitas ao longo dos anos

TaquaraUm dos prédios mais antigos e significativos do município e do Vale do Paranhana está passando por uma revitalização. A Casa Vidal, estrutura que remonta à arquitetura do século XVIII, está no início do processo que a transformará em um centro de cultura regional. O processo de reconstrução teve início em agosto do último ano e ainda não tem prazo de entrega.

Na manhã de quarta-feira (5) o espaço foi aberto pela primeira vez para um visita guiada, presenciada por moradores da comunidade, lideranças e imprensa. O visitação contou com a direção de Cristina Schneider, que é gestora cultural do projeto.

O processo de restauração possibilitou a leitura de diversas intervenções já realizadas na estrutura. Foi descoberto, por exemplo, que algumas janelas antigamente eram utilizadas como portas. Cerca de 30% da primeira etapa já está completa. Para o restante, faltam ainda R$ 380 mil, que devem chegar aos cofres através repasses oriundas da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Doação de madeira apreendida surpreende em quantidade

A obra será beneficiada com uma doação de 150 metros quadrados de madeira feita pelo Ibama. O material é oriundo de uma apreensão realizada pela entidade. A matéria prima será empregada na construção de pisos, forros e telhados do novo espaço.

Espaço será destaque como centro cultural

Após inaugurado, o espaço vai funcionar como Arquivo Municipal. Contará também com cafeteria, biblioteca, museu, exposições culturais, atividades de educação patrimonial, teatros e músicas, distribuídos entre o espaço central, o segundo andar e o porão.

A Casa Vidal foi construída em 1882 e se popularizou como o primeiro shopping da região. Não há funcionamento no local desde a década de 90.

As descobertas feitas  no local revelaram que a base de um dos anexos se constitui de pedras irregulares. Isso traz dificuldades para a execução do projeto e exige estudos para que não se comprometa a estrutura