Repasses do Imposto de Renda auxiliam entidades sociais cadastradas nos COMDICAS

Foto: Reprodução

Chega o início do ano e diversas são as preocupações, gastos com viagens, presentes, impostos, materiais, festas e, claro, a declaração do Imposto de Renda. Quando é pego pelo leão, não tem como escapar, mas é possível direcionar parte do valor a ser pago para entidades do município.
A contabilista Ane Elisa Dapper explica que o repasse pode ser feito por pessoas físicas que necessitam pagar o imposto de renda: “elas escolhem isso na hora em que vão pagar a declaração completa. Pode repassar 6 ou 3%, é só falar com o seu contador e ao invés dele repassar tudo para o governo, ele repassa uma parte que já fica com o município”, explica a contabilista.
Ainda, a doação de 3% do imposto de renda pode ser realizada até o último dia de abril.
Podem receber os repasses somente as entidades cadastradas junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor é direcionado para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de cada um dos municípios, podendo ser utilizado pelas entidades inscritas.
No Vale do Paranhana, das seis cidades abrangidas pelo Jornal Repercussão, apenas Riozinho não possui entidades cadastradas, mas é possível que no próximo ano o programa já esteja implantado.

Repasses são importantes para as entidades manterem suas atividades e projetos

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs têm como objetivo principal oferecer atenção integral às pessoas com deficiência, buscando atender, educar e buscar uma melhor qualidade de vida àqueles que atendem.
A instituição atende pessoas com deficiência, prioritariamente, intelectual e múltipla, de todas as idades, de bebês, crianças, adolescentes a adultos.
Diversas são as atividades realizadas pelas associações. Incentivo ao esporte, música, teatro, arte, culinária, acompanhamento psicológico e fisioterápico e busca pela autonomia são algumas delas.
Como a APAE é uma organização sem fins lucrativos, ela é financiada em boa parte através de doações, ações de recolhimento de material e repasses como o do Imposto de Renda.
Em praticamente todas as cidades, as APAEs estão cadastradas e podem receber a verba destinada aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do IR.

Lista das entidades Três Coroas

APAE
Projeto Criança Feliz – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Três Coroas
Instituto Evangélico de Amparo ao Menor – Inevam

Parobé
APAE
Rotary
Liga Paranhana de Taekwondo
APODEF

Igrejinha
Todas as escolas estão inscritas
APAE
Fundação tênis

Rolante
Associação Rolantense Pró Pessoa Portadora de Necessidades Especiais
CRAS
CAPS
Escola Estadual Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz
Escola Estadual Frei Miguelinho

Taquara
Lar Padilha
APAE
ONG Vida Breve
Instituto Vitória
AABB Comunidade
Instituto Veritas et Caritas