Renovada parceria entre prefeitura de Três Coroas e ABV

ABV receberá recursos mensais para manutenção das atividades Foto: Michele Land

Agora é oficial: a parceria entre a Prefeitura de Três Coroas e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Coroas (ABV) está renovada. Um novo contrato entre as duas partes foi celebrado em janeiro, garantindo que a prestação de serviços tenha continuidade e antigos problemas oriundos da parceria anterior fossem totalmente resolvidos. O novo contrato tem validade até dezembro de 2022 e todos os recursos recebidos pela ABV, R$ 80 mil/mês, serão utilizados para equiparação da corporação, manutenção das atividades, pagamento de pessoal, entre outras despesas oriundas das ações realizadas pela corporação.

A mudança na forma de convênio entre Prefeitura e associação se fez necessária para corrigir problemas anteriores, onde servidores da Prefeitura, tanto cargos em comissão como efetivos, atuavam na equipe de bombeiros voluntários, o que caracterizava desvio de função para qual os agentes estavam contratados.

Em agosto de 2021, a Prefeitura e a associação assinaram um primeiro convênio para corrigir as distorções. “Precisávamos corrigir essa situação e o primeiro convênio foi até o fim do ano passado. Como funcionou, renovamos a parceria até o fim de 2022”, informa o prefeito Alcindo de Azevedo.

Na prática, a mudança ocorreu de forma administrativa e burocrática, sem afetar o serviço que já era prestado para a comunidade de Três Coroas anteriormente.

Importância da ABV na cidade

O prefeito Alcindo de Azevedo, ao comentar sobre a renovação da parceria entre a Prefeitura e a ABV, cita a importância da corporação para a cidade. “Quem deve ganhar com todas as mudanças é a comunidade de Três Coroas. Esse é o nosso objetivo. É na nossa comunidade que estamos pensando ”, destaca. “Tenho certeza que Três Coroas não será diferente de outros municípios que utilizam essa forma de parceria. Com essa verba da Prefeitura e com a comunidade sempre ajudando também, a associação dos bombeiros vai conseguir melhorar ainda mais a equipe que já é muito boa”, complementa o prefeito que cita ainda que os valores definidos no contrato entre a Prefeitura e a ABV passaram por um estudo técnico. “Fizemos esse levantamento para chegar no valor que suprisse a necessidade dos bombeiros”, finaliza Alcindo.

Convênio ampliou atendimento

“A importância maior não é nem para associação e, sim, para a comunidade, pela continuidade do trabalho que a gente vinha fazendo desde 2003”. Assim o presidente da ABV, Juliano Volkart, celebra o novo convênio com a Prefeitura e a manutenção e possibilidade de ampliação do atendimento à população. Conforme ele, a partir da renovação do convênio, a ABV continua a realizar todos os serviços relacionados à prevenção, cursos, atendimentos clínicos, combate a incêndio e auxílio a resgate de animais. “A partir de agora também ficamos responsáveis por toda a parte de transporte de pacientes entre os hospitais, tanto de transferência para outras cidades como de retorno para Três Coroas”, explica Juliano.

Com a verba mensal de R$ 80 mil que a ABV receberá da Prefeitura, será possível realizar o pagamento de todos os agentes que trabalham no atendimento e ainda garantir a manutenção das atividades como pagamento de combustível, equiparação das equipes, entre outras despesas. “Nós também seguimos contando com o apoio de doações da comunidade”, cita Volkart. Atualmente, a equipe da ABV conta com um total de 17 pessoas trabalhando em todas as ações. Já a estrutura de atendimento conta com dois caminhões, três ambulâncias, uma kombi e uma caminhonete.