Região tem transporte público suspenso ou em horário reduzido

Rodoviária de Parobé praticamente vazia e sem passageiros Foto: Lilian Moraes

Fabio Radke
DA REGIÃO

 

O município de Campo Bom foi o primeiro a suspender o transporte público. Decretos em outras cidades do Vale do Sinos e Paranhana na mesma linha devem fazer com que rodoviárias e paradas de ônibus deixem de apresentar aglomerações de pessoas. Algumas empresas confirmaram a suspensão no período, como é o caso da Stadtbus, enquanto outras reduziram significativamente o número de linhas e mantém cuidados com afastamento de motoristas dentro do grupo de risco, disponibilização de álcool gel e equipamentos como luvas e máscaras para motoristas e cobradores. Em Sapiranga, uma das empresas do transporte público, a Klein Transportes, alegando dificuldades financeiras, pretende encaminhar uma proposta para ceder, em caráter provisório e emergencial, os seus ônibus para a operação ser realizada diretamente pela Prefeitura ou por empresa terceira que o Município designar. A empresa Citral, com sede em Taquara, segue operando com horários reduzidos. Já a empresa Vapt Vupt, que circula em linha rural em Taquara e circular em Parobé, suspendeu as atividades na última sexta-feira (20), por tempo indeterminado.

Em um dos decretos estabelecidos pela Prefeitura de Sapiranga, os operadores do sistema de mobilidade, concessionários e permissionários do transporte coletivo, assim como todos os responsáveis por veículos do transporte coletivo e individual, público e privado, de passageiros, inclusive os de aplicativos, eram obrigados a realizar limpeza minuciosa diária dos veículos. No município de Campo Bom, o transporte público está suspenso. Em nota, a Transportes Klein alega que, há pelo menos dois anos, vem informando a Prefeitura que não tem mais condições de operar as linhas municipais em razão da insuficiência dos valores tarifários praticados. A empresa acrescenta que estaria com fluxo de caixa negativo há bastante tempo e vem fazendo frente aos pagamentos das contas por meio de empréstimos particulares.

STADTBUS APOIA AS DECISÕES

De acordo com o gerente da Stadtbus em Campo Bom, Fabrício Oliveira Narciso, a empresa apoia a decisão da suspensão do transporte no município que já registrou dois casos confirmados de coronavírus. “Ainda aguardamos uma orientação da matriz para ver o que será feito com os 17 funcionários. Já vínhamos fazendo a limpeza dos ônibus pela manhã antes de sair e antes da volta do intervalo e só ainda não tínhamos instalado o álcool gel por que estava em falta”, afirma. Segundo o gerente, o fluxo de passageiros apresentou significativa queda. “Até a quarta-feira (18), o fluxo estava normal, mas a partir dessa data, o número de passageiros caiu em 42% na quinta-feira”, disse.

Viagens transferidas e cancelamentos pela região