Região forma mais 30 novos agentes voluntários de Defesa Civil

Foto coletiva com os agentes de defesa civil Foto: Claucia Ferreira/Faccat

Por Claucia Ferreira/Faccat

A região conta agora com mais 30 agentes municipais voluntários de Defesa Civil, que foram capacitados na Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, que ocorreu nos dias 10, 11, 17, 18 e 20 de maio, na sede das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu na noite de 20 de maio, no auditório administrativo da Faccat. Participaram da entrega dos certificados o prefeito de Caraá, Magdiel Silva; o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle; o prefeito de Três Coroas, Alcindo Azevedo; o secretário de Saúde de Araricá, Ari Alberto Schrepp; o vice-diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Faccat, Dorneles Sita Fagundes; o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, entre outras autoridades municipais. As oficinas de capacitação ocorrem desde 2010.

Integrando a programação da noite de diplomação, os agentes voluntários de Defesa Civil também acompanharam a palestra “Ações e Defesa Civil e capacidade de resposta como fator de minimização dos danos e prejuízos”, ministrada pelo Tenente-Coronel Isandré Antunes de Souza, do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul.

Trabalho Preventivo

De acordo com o Coordenador Voluntário da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, Cláudio Silva da Rocha, o trabalho da Defesa Civil é muito além do que socorrer as pessoas no momento do desastre.  “É preciso fazer um trabalho preventivo, que quando ocorrer um sinistro, que os danos e prejuízos não impactem tanto na vida das pessoas e causando entraves ao desenvolvimento econômico”, comenta.

O voluntariado

De acordo com o diretor-geral, Delmar Backes, a coisa mais importante é ser voluntário. “A nossa sociedade, atualmente, pende para a individualidade, e vocês estão fazendo um trabalho comunitário importante. Ser voluntário é fazer o bem aos outros, se preocupar com o outro, e isso é um mérito”, destaca Backes, ressaltando ainda o excelente empenho do Coronel Cláudio Silva da Rocha, que vem ao longo da última década trabalhando em prol da Defesa Civil. “O Coronel Cláudio há anos vem batalhando por essa causa. Ele motiva o pessoal e isso não é fácil. O pessoal só enxerga a necessidade quando tem o problema, mas ele se lembra sempre, e por isso mobiliza a região”, enfatiza o diretor da Faccat.