Região apresenta um dos melhores índices do RS no combate ao coronavírus

Região –  Com uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, o Vale do Paranhana apresenta um dos melhores índices de combate à disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul. As seis cidades, além de Cambará do Sul e São Francisco de Paula, integram a região seis (R06) no mapa do Distanciamento Controlado que foi implementado pelo governo do Estado, dividindo o território gaúcho em 20 grandes regiões. Apenas outras quatro além da R06 possuem bandeira amarela, que indica alta capacidade do sistema de saúde em relação ao coronavírus e baixa propagação da doença.

Somente Taquara e Rolante tiveram casos confirmados. Foram, até agora, cinco em cada uma das cidades. No primeiro Município, três já estão curados e outros dois seguem em observação; no segundo, dois já estão recuperados.

A Secretaria de Saúde de Parobé é a que mais realizou testes para a Covid-19 na região, atingindo um total 279 amostras enviadas para avaliação até segunda-feira (18). Não há confirmação de contaminação em nenhum dos casos. Igrejinha já realizou 13 coletas, das quais 12 testaram negativo e uma aguarda o resultado; em Três Coroas foram 32 exames negativados até segunda-feira (18).

SECRETÁRIOS COMENTAM

Simone do Amaral, secretária de Saúde de Igrejinha
“A gente é uma ilha amarela em um mar de regiões laranjas. Acredito que isso acontece em função das medidas que foram tomadas. Os protocolos baseados em evidências científicas têm sido importantes”.

Carla Müller, secretária de Saúde de Três Coroas
“O distanciamento social foi uma das melhores armas que a gente usou para não termos casos na cidade. Os protocolos estaduais têm viabilizado muito bem a questão econômica e de saúde”

Vanderlei Petry, secretário de Saúde de Taquara
“Grande parte da comunidade entendeu a importância da barreira física, principalmente uso das máscaras. Isso se soma aos cuidados das gestões municipais. O que temos é resultado de um conjunto de ações”.

Modelo de Distanciamento Controlado é alternativa viável para passar pela pandemia

Na avaliação da secretária de Saúde de Três Coroas, Carla Cristina Müller, a atribuição de bandeiras, que determinam diferentes regras conforma a cor, é um modelo “interessante”. “É importante conscientizar a população de que o distanciamento social vai ser por um tempo, que só deve sair de casa quem realmente precisa”, adverte. A secretária projeta com otimismo que “isso vai passar e vamos poder voltar ao normal”.

A responsável pela pasta da Saúde pondera ainda que os protocolos baseados nas bandeiras atribuídas a cada região têm sido uma boa maneira de equilibrar a balança entre a situação econômica dos municípios e a necessidade de cuidados com a saúde da população.