Reforma em antiga escola, que servirá para agroindústria de Igrejinha, chega a 60%

Escola fica ao lado da Igreja Luterana da localidade de Rochedo. Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Está cada vez mais próximo o dia em que os produtores associados à Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Igrejinha (Coopai) poderão usufruir de um novo espaço em Rochedo, no interior da cidade. Iniciadas no dia 16 de abril, as obras de reforma e ampliação de uma antiga escola da localidade atingem 60% de conclusão.

Conforme a Secretaria de Planejamento, a reforma abrange toda a estrutura, que tem 172m². Com a ampliação de 81m², após o término dos serviços a estrutura terá um total de 253 m². “O referido prédio abrigou por muito tempo uma escola que já não funcionava mais desde os anos 2000. A partir da execução das obras teremos uma agroindústria, que em sua grande parte atenderá a demanda da merenda escolar do município”, cita o responsável pela pasta, Jeferson Corá.

O contrato com a empresa que executa os serviços foi homologado pelo valor de R$ 169 mil. A previsão é de que tudo esteja pronto até o próximo mês de outubro.

A Prefeitura fez uma concessão de uso da nova estrutura por um período de 20 anos para a cooperativa em função da antiga sede, um prédio alugado pela administração em Lajeadinho, não comportar mais a produção.

Espaço novo e melhor para produção

Atual presidente da Coopai, o agricultor Cláudio Schilling avalia que a nova estrutura vai melhorar muito a produção da cooperativa.

“Com a conclusão da reforma nós vamos poder fazer a reinstalação dos equipamentos de produção de sucos e outros derivados da uva e da goiaba”, observa. Ele acrescenta que o grupo tem os equipamentos completos e que a produção está atualmente interrompida em função da da antiga instalação não ter capacidade para comportar as máquinas.