Restauração consolidará Casa de Pedra como um dos principais pontos turísticos de Igrejinha

Atualmente a visitação no local só está liberada externamente Foto: Lilian Moraes

Construída há mais de 150 anos por José Tristão Monteiro, a Casa de Pedra de Igrejinha possui uma rica história e a prefeitura de Igrejinha está trabalhando para restaurar esse símbolo do município. A edificação foi a primeira casa de alvenaria da Colônia do Mundo Novo e levou cerca de dois anos para ficar pronta.
Construída em 1862, a casa serviu de posto comercial e abrigo para os viajantes que passavam pela região, entretanto, segundo consta em registros no arquivo histórico do Estado, a localidade no entorno da casa foi fundada em 7 de outubro de 1846, com o início da venda de lotes. Na época em que foi construída, a casa serviu de comércio e recebia produtos como feijão, cana de açúcar e milho, cultivados pelos colonos da região, que forneciam os mantimentos para a venda por considerarem mais lucrativos.
O prédio da casa de pedra está localizado em um bairro que hoje carrega o seu nome e em 2020 passará por uma grande reforma, que será financiada pela Lei do Incentivo à Cultura e consolidará a edificação como um dos principais pontos turísticos da cidade.

O que está sendo pensado para o futuro da casa?