Recursos naturais: Projetos e ações que cuidam da riqueza ambiental

Árvore símbolo do Município, Corticeira-da-Serra foi plantada junto ao novo Centro Administrativo Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Tão importante quanto valorizar e conhecer é preservar os recursos naturais. Igrejinha, cercada por uma vasta vegetação e diversos arroios, além do Rio Paranhana, investe em projetos que buscam sensibilizar a comunidade neste sentido.

Entre as ações de cuidado com a natureza está a arborização consciente, que consiste na doação de mudas por parte da Secretaria de Meio Ambiente para pessoas que queiram fazer plantio em calçadas ou em pátios. “Junto a isso mandamos um guia de como plantar, podar e cuidar”, completa o secretário à frente da pasta, Jeferson Corá. São diversas espécies nativas indicadas, como Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Cerejeira, Araucária e Corticeira-da-serra. Esta última, definida por lei como árvore símbolo da cidade, ganhou espaço em frente ao novo Centro Administrativo do Município (veja na foto abaixo).

Em consonância com este projeto está o calendário de podas e recolhimento de galhos do Município. Corá explica que a iniciativa existe há tempo e que passa por aprimoramento. “Temos uma equipe específica para fazer isso, composta por cinco funcionários, com caminhões e roçadeiras. Eles foram treinados para fazer as podas. Quem tiver árvore na calçada e necessitar do serviço, o Município faz”, explica. Após esse processo, todo o material orgânico recolhido é depositado em um triturador. A serragem gerada a partir disso é transformada em adubo e utilizada pela Secretaria de Agricultura.

Outra operação que tem destaque na cidade é a coleta de resíduos. Em 2019, o Município recebeu em seus pontos de recolhimento 7.405 lâmpadas, mais de 4,7 mil quilos de lixo eletrônico e mais de 3,9 mil litros de óleo e gordura hidrogenada. “É um projeto muito importante. Ajuda a comunidade e o meio ambiente. Ainda estamos longe do ideal, mas temos notado uma efetiva melhora na conscientização da população de Igrejinha”, avalia Corá.

Nove arroios em Igrejinha são afluentes do Rio Paranhana

Principal recurso hídrico da cidade, o Rio Paranhana nasce na divisa entre São Francisco de Paula e Canela, a 810 metros de altitude, e tem como principais afluentes em Igrejinha os arroios Kampf, Koetz, Voluntária, Solitária, Renck, Nicolau, Além, Moc e Sanga Funda. Afluente é o nome dado a um recurso hídrico que desemboca em outro. Atualmente o rio é conhecido internacionalmente por ser um polo de Canoagem Slalom.