Recursos do estacionamento comunitário rotativo viabilizam instalação de novas sinaleiras em Taquara

Prefeito, presidente e secretário do Consepro, Luiz Weber e Denis Badermann e o secretario Rafael Rosa durante o ato Foto: Magda Rabie

Texto Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Taquara – Em uma parceria entre a Administração Municipal e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Taquara (Consepro), que administra o Estacionamento Rotativo em Taquara, foram instalados dois conjuntos semafóricos com temporizadores na rua Júlio de Castilhos, nos cruzamentos com as ruas Marechal Floriano e Guilherme Lahm.

As novas sinaleiras entraram em operação no dia 1º de setembro, em ato que contou com a presença do prefeito Tito Livio Jaeger Filho; do secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rafael Rosa e dos representantes do CONSEPRO, presidente Luiz Weber e secretário executivo Denis Badermann.

Os equipamentos de alta tecnologia contam com um controlador eletrônico que permite várias programações, como colocar tempos diferentes em horários de pico; deixar os semáforos em sinal piscante da meia-noite às 5h, entre outros. Além dos temporizadores direcionados aos veículos, contam ainda com semáforos igualmente temporizados para a proteção da travessia dos pedestres nas faixas de segurança.

Esta iniciativa, segundo a municipalidade, tem se mostrado exitosa, porque diferente do modelo anterior que era explorado por empresa privada, que ficava com os lucros e não funcionava a contento, hoje consegue-se devolver à comunidade os investimentos de várias formas. Segundo o Presidente do Consepro, Luiz Weber, já foram repassados às forças de Segurança do Município, neste curto período da nova parceria, quase R$ 150.000,00.

São R$ 8 mil reais mensais repassados para fundos de policiamento que são utilizados na manutenção e aquisição de bens e serviços para a Brigada Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Presídio Estadual de Taquara, Pelotão Rodoviário, Patram, PROERD, DPPA e SUSEPE.

“A chamada Zona Azul foi totalmente reformatada e melhorada, assim como, inovamos numa parceria entre a Administração Municipal e o Consepro, que hoje administra a cobrança e gerencia os valores arrecadados com o mesmo. Esta parceria possibilitou, que possamos devolver à comunidade os valores investidos, em serviços e equipamentos para melhorias num trânsito mais humanizado. Decisão tomada em conjunto pelo Conselho Paritário entre as duas entidades, definiu-se pela inovação dos conjuntos semafóricos que era um dos anseios do Prefeito”, observou o secretário Rafael Rosa.

E complementa: “As sinaleiras que tínhamos eram muito antigas, incompletas ocasionando problemas constantes. O prefeito está satisfeito com as melhorias proporcionadas na transitabilidade e fluidez nesta área, outrora conturbada, assim como, pelo acerto na parceria que hoje reverte aos munícipes todos os investimentos feitos no pagamento do estacionamento”, reitera o secretário.